Há quatro dias, o site do SES, encarregado de acompanhar os casos suspeitos, confirmados, descartados e mortes pelo Coronavirus em Minas, não atualiza os dados de Santa Luzia. 

Até o momento são 29.724 casos suspeitos para COVID-19 e 261 casos confirmados. Há em investigação 23 óbitos e um óbito foi confirmado.

Em relação ao óbito confirmado: Trata-se de paciente do sexo feminino, 82 anos, residente no município de Belo Horizonte. Ela foi internada no Hospital Biocor em Nova Lima em 21/03/20, com quadro de febre, tosse e desconforto respiratório, sendo transferida para UTI em 23/03/20. Foi coletado Swab para pesquisa de COVID-19 em 23/03. A paciente apresentava comorbidades: doença cardiovascular crônica, diabetes mellitus e pneumopatia crônica. Óbito ocorrido em 29/03/20. Exame de swab detectável para COVID-19 feito em laboratório privado.

Faltam testes (Santa Luzia conta apenas com 20 realizados), faltam atualizações do número de casos (que estão sendo feitos de forma manual), falta material humano, faltam instrumentos e condições dignas de trabalho aos profissionais da linha de frente no enfrentamento a Pandemia.


Segundo o SES (Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais), o processo de coleta de informações é feito através de um formulário próprio, o RedCap.  O COES Coronavirus, analisa estes dados e os reclassifica. Após este trabalho os resultados são atualizados no sistema. "Assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso. Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário".

Já a Prefeitura, através de sua Assessoria de imprensa, revelou que o sistema RedCap estaria desativado. Segundo a nota, o problema ocorre em todo o estado e a atualização está ocorrendo de forma manual e sob controle da Secretaria. Infelizmente estes dados não estão sendo repassados à imprensa. "Após contato com a referência técnica do estado de Minas Gerais, foi informado que o sistema de informação E-SUS VE, não está atualizando as informações sobre o número de casos enviados, há cerca de 3 dias. O problema está ocorrendo com vários municípios do estado.
Há uma dificuldade em atualizar os casos uma vez que, o antigo sistema REDCAP está desativado. Estamos aguardando retorno do estado para que possamos atualizar as informações relacionadas ao COVID-19. Entretanto, os números reais estão sendo atualizados diariamente, de forma manual, pela Secretaria Municipal de Saúde".


Até o momento, 2.400 testes já foram realizados no Estado, dos quais 261 deram positivo para Covid-19. Destes, 211 têm entre 20 e 59 anos de idade, mais de 80% das confirmações. Os idosos, pacientes com mais de 60 anos, representam 17,2% dos casos. Das 261 pacientes, 160 são homens e 101 são mulheres. Em Minas Gerais já são 31 municípios com a doença. Belo Horizonte lidera o número de confirmações, com 163 casos. No fim de semana, Santa Luzia confirmou seu primeiro caso. Um Bebê está entre os casos confirmados no Estado.



Thiago Vacum - Colunista do Vitrine