Criminosos agem há pelo menos sete dias usando nomes de grandes marcas para atrair vítimas
Diversos golpes em redes sociais, apps e na internet têm se aproveitado do medo das pessoas com o novo coronavírus. Segundo o dfndr, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, encontrou 19 golpes e seis aplicativos maliciosos que utilizam a doença e a quarentena como pretexto para atrair a população, atingindo mais de 2 milhões de brasileiros.
As artimanhas prometem, entre outras coisas, kits com máscara e álcool em gel, assinaturas de serviços de streaming e até pagamentos extras para o Bolsa Família. Segundo Emilio Simonini, diretor do dfndr, a maioria dos golpes tem o objetivo de roubar dados pessoais e financeiros ou levar as vítimas a páginas falsas.
“Para tornar o ataque mais verídico, alguns golpes se aproveitam de ações reais que grandes empresas e o governo estão realizando para enfrentar o coronavírus”, alerta Simoni. “A tendência é que o número de ataques e de vítimas aumente nos próximos dias, principalmente em decorrência do agravamento da situação do país”, continua.
Veja alguns cuidados para evitar cair nos golpes:
# Desconfie de informações sensacionalistas e busque fontes confiáveis;
# Cuidado ao clicar em links compartilhados no WhatsApp e redes sociais;
# Verifique a validade do link no site do dfndr lab;
# Utilize soluções de segurança do próprio celular, como detecção automática de phishing.
0 Comentários