A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) subiu de 297 para 420 o número de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) investigados no estado. Segundo o informe epidemiológico mais recente, divulgado nesta segunda-feira (16) pela SES, foram descartadas 85 suspeitas de infecção. Ao todo foram 511 notificações de suspeitas do novo coronavírus em Minas desde o início de janeiro. Minas Gerais tem 66 cidades com casos suspeitos da doença, de acordo com o balanço da SES.

Na Região Metropolitana Até o momento, três cidades declararam estado de Emergência: Contagem, Nova Lima e Santa Luzia. As Duas primeiras confirmaram seus primeiros casos da doença, Santa Luzia tem dois casos sendo investigados.

Boletim do SES divulgado nesta Segunda-feira 16/03/20

BH há 153 casos suspeitos, 1 confirmado e 41 descartados, totalizando 195 casos. Segundo o SES o caso suspeito informado na última medição foi descartado. A Prefeitura, através da secretaria de saúde informou durante a semana que há dois casos suspeitos, porém ainda não atualizou a situação dos mesmos.


Faltam insumos e sobram Problemas no PA São Benedito

No Principal pronto atendimento da cidade, a UPA São Benedito, usuários reclamam da demora no atendimento e negligência com pacientes. Há relatos de pessoas esperando mais de 8 horas por uma consulta.



Apesar do comunicado da Prefeitura da compra de Alcool em Gel, usuários denunciam a falta do produto dentro do PA São Benedito. Outros problemas relatados são a sujeira dentro da unidade, a demora no atendimento e a exposição dos usuários aos pacientes contaminados. Segundo relatos, há sangue no chão e o local não conta com uma ala reservada de isolamento.





Há ainda boatos dentro da unidade de que um casal, que foi diagnosticado "positivo" para coronavirus, tenha circulado dentro da recepção sem a devida proteção. Muitos pacientes estão usando máscaras.


Medidas Paleativas

Prefeitura colocou 8 carros nas Ruas para repassar informações sobre o Coronavirus à População. Os veículos, que são dotados de equipamento de som, estão circulando por vários bairros veiculando mensagem gravada pelo Prefeito Christiano Xavier. Veja abaixo:


Outras Medidas foram o decreto de estado de Emergência, que facilita o processo de reabertura do Hospital São João de Deus, o cancelamento da Festa de aniversário da cidade (que ocorreria amanhã), uma apresentação de Palestra Gospel No Teatro Municipal e campeonato de Bike. 



Foram determinadas também a suspensão das aulas da Rede Municipal de ensino a partir desta Quarta-feira. Os profissionais das escolas devem atuar em regime de rodízio. Haverá ainda dispensa de Servidores idosos e concessão de Férias àqueles que estavam com elas vencidas. 


Integrantes de canais informativos da cidade, denunciam terem sido destratados pela gerência do PA São benedito. Segundo eles, o gestor os chamou de canais "mequetrefes" e se negou a dar informações sobre a situação da  unidade de saúde.


O Canal ainda mostrou a precariedade do atendimento dentro do PA São bendito




Daniel Carlos - Colunista do Vitrine