O Decreto 3.540 emitido pela Prefeitura de Santa Luzia e divulgado nos canais do Prefeito nesta quinta-feira 19, obrigava a empresa Rodap (responsável pelo transporte público coletivo do município) a aumentar sua frota, principalmente nos horários de pico, devendo os veículos serem obrigatoriamente higienizados a cada rota.


Porém o que o usuário encontrou nos terminais da cidade foram avisos (como os de baixo) de alteração nos horários das linhas intermunicipais e alimentadoras. O comunicado diz que por tempo indeterminado, o horário das linhas intermunicipais será alterado para "atípico" (uma junção de Sábado com dias úteis). O comunicado não altera os horários das linhas municipais, que permanecerão com horários normais durante toda a semana, contrariando a determinação do chefe do executivo que obrigava a empresa a aumentar a frequência de horários.


A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), responsável por alterações e gerenciamento do transporte coletivo urbano da Região Metropolitana (RMBH) informou ao Vitrine que até o momento, "não foram autorizadas alterações no funcionamento do Sistema de Transporte Metropolitano. A Subsecretaria de Transportes e Mobilidade está avaliando uma possível adoção de regime especial de funcionamento, a exemplo do que tem sido feito em alguns municípios e estados. Mas, pra isso, está sendo monitorada a demanda do Sistema, com o objetivo de minimizar os impactos para os usuários.



A Seinfra informa, ainda, que está adotando as medidas cabíveis com foco na prevenção ao COVID-19. A Secretaria determinou a adoção, pelos consórcios, das providências necessárias nos ônibus e terminais metropolitanos, incluindo, dentre outras, a realização de campanhas de conscientização das medidas de profilaxia e combate ao coronavírus junto aos usuários e funcionários, a intensificação da limpeza e desinfeção dos veículos e a disponibilização de álcool gel nos terminais, que são administrados pelos consórcios".

O órgão revelou não ter sido comunicado de alterações nos horários das linhas intermunicipais e que irá verificar a situação.

Entramos em contato com a Rodap e até o fechamento desta edição não tivemos uma resposta.