Usuários do metrô de Belo Horizonte precisam ficar atentos! Os metroviários prometem parar a circulação, a partir de 00h de segunda-feira, devido ao aumento exponencial do coronavírus.

A decisão, que foi divulgada na noite deste sábado, partiu da diretoria executiva Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindmetro-MG) pela paralisação total do serviço por tempo indeterminado.

"Segunda-feira não haverá trens circulando nas estações do sistema metroviário de Belo Horizonte", informa o presidente do sindicato que defende a categoria, Romeu Machado.

Isso porque, de acordo com ele, houve uma tentativa de negociação com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para que o número de funcionários fosse reduzido. Mas, segundo ele, o pedido não foi acatado. "Propomos a circulação de acordo com a demanda daqueles empregados que exercessem atividade essencial, entretanto não fomos atendidos", disse.

Ele pontua sobre o risco de transmissão do vírus aos trabalhadores e aos usuários. "Foi uma decisão difícil, pois acharmos que isso seria feito por parte da empresa, das autoridades - visando a preservação dos trabalhadores e de todos os usuários - já que é o metrô é um grande vetor de transmissão do vírus", acrescentou.

O presidente do sindicato ainda afirma que insumos como máscaras e alcool em gel não foram disponibilizados para os trabalhadores até então.

Horário reduzido

Começou a valer nesse sábado a redução de horário do metrô: de 6h às 9h e de 16h30 às 20h. A decisão foi tomada na sexta-feira, após uma reunião de superintendentes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Durante a semana, vários boatos de paralisação do metrô em função do coronavírus circularam pelas redes sociais. A CBTU negou, garantindo que o sistema funcionará, inclusive, com o acompanhamento da Comissão de Higiene e Prevenção. Os profissionais fazem o monitoramento de perto as situações nos trens e estações, seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde. 

Fonte: Estado de Minas