Na manhã do Sábado (28), foi confirmado em Santa Luzia, o primeiro caso de COVID-19. Trata-se de um homem de 40 anos, que deu entrada no dia 22/03 em um hospital particular de Belo Horizonte.

Foi necessário que um canal da cidade comunicasse o fato, para que a Secretaria de Saúde de Santa Luzia fizesse a notificação e enviasse os dados ao SES. Informações estas que não batem com os boletins divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, mostrando falta de sintonia entre o estado e o município.


No Boletim Divulgado pelo SES na manhã de Sábado, constava 295 casos suspeitos de Coronavirus na cidade, dois descartados e nenhum confirmado. No Boletim divulgado à Noite pela prefeitura, constava 290 casos suspeitos. 7 descartados e 1 confirmado.



Durante a semana foi noticiado que a cidade tem a capacidade de fazer apenas 5% dos testes necessários para o diagnóstico do Coronavirus. Enquanto os casos suspeitos aumentam em uma média de 30 por dia, há apenas 20 testes realizados até o momento. Segundo os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, destes 20 apenas 7 tiveram os resultados entregues. O caso confirmado é de exame feito pelo paciente em uma rede particular da capital.

Segundo nota da Prefeitura, "a Fundação Ezequiel Dias (Funed), responsável por fazer os exames, demora entre 8 a 15 dias para liberar o resultado. Isso ocorre devido à sobrecarga com o avanço da doença em todo o Estado". Revelou ainda que realiza exames apenas em casos graves e profissionais da área da saúde "a orientação da Secretaria de Estado de Saúde é que sejam feitos exames apenas para os casos graves e profissionais de saúde".


Daniel Carlos - Colunista do Vitrine