Na Quarta-feira foram 40 novos casos suspeitos. Na quinta o número de casos suspeitos subiu para 44. Já na Sexta, sábado e Domingo os casos suspeitos se mantiveram estáveis em 6 notificações por dia. 

A Evolução dos números mostra que as ações do Poder público tem impactado diretamente no volume de atendimentos.

Na Quinta-feira, o pico de casos ocorreu devido ao anúncio de um decreto de emergência por parte do poder executivo e o fechamento do comércio na cidade.

A população ficou com medo e correu para as unidades de saúde a qualquer sinal de gripe ou resfriado (alguns dos sintomas da Doença).

Muitos casos são podem estar sub-notificados, afinal, uma das ordens, segundo usuários, é de que jovens suspeitos de contágio sejam enviados para tratamento em casa.

Como a cidade não conta com testes rápidos para constatação da doença, os casos suspeitos são encaminhados para a capital e o resultado sai em cerca de uma semana.


Por este motivo o SES notifica 120 casos suspeitos na cidade, com 0 casos confirmados e 0 casos descartados.

Podemos estar diante de uma pandemia local, afinal, não há casos descartados e os casos suspeitos crescem exponencialmente.

Na capital são 7.766 casos suspeito com apenas 255 casos descartados. Nossa capacidade de entregar os resultados não bate com a quantidade de casos registrados suspeitos. Poderemos ter dezenas de milhares de infectados sem o devido registro.


Thiago Vacum - Colunista do Vitrine