Dezenas de pessoas em pé e sentadas, respirações ofegantes, espirros, tosses e contatos. Os ônibus são polos de concentração de vírus no dia a dia e, em tempos de surto epidemiológico, a preocupação aumenta ainda mais. Em Santa Luzia, quase metade da frota de coletivos tem ar-condicionado e, com isso, os veículos precisam ficar fechados. A permanência em locais como esses é contraindicada pelos infectologistas em momento de pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), são, ao todo, 342 veículos com ar-condicionado na RMBH. Os veículos que circulam em Santa Luzia no sistema BRT e na Maioria dos municípios da RMBH, contam com um sistema sem janelas, o que piora e muito a situação dos usuários.

Para tentar minimizar o problema, flagramos na manhã desta Quarta-feira 18, um funcionário da Rodap, equipado com Máscara, luvas e alcool em gel, fazendo a higienização do coletivo antes do embarque. Percebemos o mesmo movimento em outras linhas do BRT que atuam na cidade.

Ainda não há uma determinação do Estado (Proprietário da estação) para a obrigatoriedade da disponibilização de Álcool em Gel nas Estações da cidade. No Rio e em São paulo esta determinação pode virar lei.



Thiago Vacum - Colunista do Vitrine