O Vitrine divulgou na terça-feira com exclusividade relatório divulgado pelo SES (Secretaria de Estado da saúde do Minas Gerais) informando de um caso suspeito de Coronavirus de um morador de Santa Luzia.

Oito Horas depois, a Secretaria Municipal de Saúde não só confirmou o caso, como revelou que havia um outro sendo investigado.


Segundo a nota, trata-se de uma mulher de 22 anos que deu entrada no dia 11 de Março na UPA norte em Belo Horizonte.

De acordo com a Secretaria, as medidas de controle foram tomadas e os familiares e amigos que tiveram contato com o paciente estão sendo monitorados. Ainda segundo a secretaria, foi providenciada a compra emergencial de Alcool em gel (já em falta no mercado).


Festa de aniversário da cidade é adiado

Um dia após anunciar uma série de Shows para comemoração do aniversário de 328 da cidade de Santa Luzia, o prefeito anunciou decreto de Estado de Emergência devido ao risco de Coronavírus na cidade. Nesta Segunda-feira 16 foi divulgado que o evento havia sido cancelado atendendo a uma solicitação do Estado. O I Circuito de Mountain Bike que aconteceria no próximo domingo também foi suspenso, sem nova Data Prevista.

Ações param por ai

Apesar do Decreto de Emergência que serviu de mote para um mutirão em Defesa do Hospital São João de Deus, as ações de enfrentamento e preparo da cidade para um futuro surto de Coronavirus param por ai. Ao contrário de outras cidades do entorno que reduziram o quadro de servidores para evitar exposição e serviços, o executivo age como se nada acontecesse.

Recebemos uma informação com exclusividade de que as aulas da Rede Municipal devem ser suspensas a partir da próxima quarta-feira e retornar na segunda para evitar exposição de profissionais da educação, além de pais e alunos. A notícia ainda não foi confirmada pelo Executivo.

Também não foram anunciadas meditas preventivas nos Postos e unidade de saúde da cidade. Não foi comunicado convocação de profissionais de saúde e nem se as unidades vão atender fins de semana ou em horários alternados. Não foi comunicado se a cidade disponibilizará leitos para atendimentos aos pacientes de Coronavirus e nem se o pronto atendimento terá uma ala exclusiva para este pré atendimento.

Na Página do Prefeito nas redes sociais, o assunto é tratado como brincadeira, como piada.




Daniel Carlos - Colunista do Vitrine