Sem previsão de testes para detecção do Covid-19, apenas 14 respiradores e 10 leitos de UTI improvisados no Hospital São João de Deus, novos casos confirmados sendo divulgados todos os dias, o Prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier, comunica que deverá flexibilizar a reabertura do comércio na cidade.

A Prefeitura de Santa Luzia, comunicou na tarde desta Quinta-feira 23, que deverá flexibilizar a reabertura  do Comércio na cidade. A medida vem após comunicado da Secretária de Saúde Nádia Duarte em uma conversa com os vereadores, transmitida ao vivo por live, de que a cidade não adquiriu testes para detecção do Coronavirus e não tem previsão para que sejam recebidos via Governo Federal. Disse ainda que o Hospital São João de Deus não deverá reabrir em 2020 para atendimento à população, ficando restrito à disponibilização de leitos para enfrentamento a casos de Covid-19 na cidade.

Casos confirmados de Covid-19 sobem todos os dias

Santa Luzia contabilizou 8 casos confirmados de Covid-19 nesta Sexta-feira. Isto porque a cidade não conta com testes rápidos para detecção do vírus, ficando refém de exames feitos na capital (que chegam a demorar duas semanas para entregarem os resultados). As Medidas de contenção tem tido pouca adesão da população e comerciantes tem ignorado a orientação de fechar suas portas. O Bairro Palmital, um dos picos de casos suspeitos na cidade, mantém boa parte do comércio aberto e a circulação de pessoas permanece normal, todos os dias da semana.


No estado são 73.271 casos suspeitos de Covid-19, sendo 1.419 casos confirmados, 475 óbitos em notificados, sendo 91 em investigação e 339 descartados, sendo 54 óbitos confirmados. Há de se frisar que Minas Gerais ainda não iniciou o pico da pandemia e mesmo assim várias cidades estão implementando o relaxamento das medidas de isolamento, devido a posição contraditória do Governo Federal e estadual.

Segundo os dados atualizados do SES, Santa Luzia tem 1004 notificações de casos de Covid-19, sendo 8 confirmados (por falta de testes) e 65 descartados. Há ainda cerca de 900 casos suspeitos.

Reabertura do Comércio

De acordo com o secretário de Estado de Saúde de Minas, Carlos Eduardo Amaral, o pico da Pandemia no Estado de Minas Gerais é esperado para 4 de Junho. Mesmo assim, a Prefeitura de Santa Luzia, Betim e Contagem, devem reabrir os comércios e propiciar novas aglomerações. A única restrição será no uso de máscaras, que segundo a OMS, não impede que a população se contamine. A Itália aplicou o processo antes do pico de casos e hoje soma mais de 20.000 mortes em seu território. Nos Estados Unidos o relaxamento custou até o momento mais de 47 mil mortos.