Pesquisadores da UFMG, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard e da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde alertam que os serviços hospitalares brasileiros devem começar a sofrer escassez de leitos hospitalares, de leitos de UTI e de ventiladores já no início deste mês de abril por causa da pandemia de coronavírus.

Em estudo divulgado na última quarta-feira, os pesquisadores afirmam que a única forma de evitar o colapso do sistema de saúde brasileiro nas próximas semanas é construir hospitais de campanha com novos leitos e ventiladores, intensificar sem relativizações o isolamento social e aumentar radicalmente testes da população.

“Há uma pequena janela de oportunidade para se preparar. A resposta deve ser imediata e exigirá um esforço conjunto da sociedade”, anotam os especialistas.

Leitos em Belo Horizonte
De acordo com o estudo, Belo Horizonte e região metropolitana devem amargar o esgotamento de leitos hospitalares de 27 deste mês a 1º de maio, a depender da articulação entre as medidas paliativas implementadas.

A exaustão de ventiladores mecânicos está projetada para ocorrer de 18 a 28 deste mês. Já o esgotamento dos leitos de UTI de BH e macrorregião de saúde deve ocorrer do início deste mês até o próximo dia 13.



Fonte: Jornal Estado de Minas