Sem previsão de testes para detecção do Covid-19, apenas 14 respiradores e 10 leitos de UTI improvisados no Hospital São João de Deus, novos casos confirmados sendo divulgados todos os dias, o Prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier, comunicou que flexibilização do comércio inicia nesta Segunda-feira 27.

A Prefeitura de Santa Luzia, iniciou nesta segunda-fera a flexibilização para reabertura  do Comércio na cidade. A medida vem após comunicado da Secretária de Saúde Nádia Duarte em uma conversa com os vereadores, transmitida ao vivo por live, de que a cidade não adquiriu testes para detecção do Coronavirus e não tem previsão para que sejam recebidos via Governo Federal. Disse ainda que o Hospital São João de Deus não deverá reabrir em 2020 para atendimento à população, ficando restrito à disponibilização de leitos para enfrentamento a casos de Covid-19 na cidade.


Santa Luzia contabilizou 9 casos confirmados de Covid-19 nesta Segunda-feira. Os casos devem aumentar ao longo do dia, afinal o novo boletim ainda não foi atualizado.

As Medidas de contenção tem tido pouca adesão da população e comerciantes tem ignorado a orientação de fechar suas portas. O Bairro Palmital, um dos picos de casos suspeitos na cidade, mantém boa parte do comércio aberto e a circulação de pessoas permanece normal, todos os dias da semana. Para piorar a situação, a Prefeitura aprovou a flexibilização do funcionamento do comércio após medida obrigando luzienses a usar máscaras.



No estado são 78.667 casos suspeitos de Covid-19, sendo 1.586 casos confirmados, 522 óbitos em notificados, sendo 98 em investigação e 362 descartados, sendo 62 óbitos confirmados. Há de se frisar que Minas Gerais ainda não atingiu o pico da pandemia e mesmo assim várias cidades estão implementando o relaxamento das medidas de isolamento, devido a posição contraditória do Governo Federal e estadual.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a capital conta com 533 casos confirmados e 11 mortes por Covid-19. Betim há 13 casos confirmados e nenhuma morte. Em Contagem foram notificados 44 casos com duas mortes (Betim, contagem, santa luzia e BH estudam reabertura do comércio). Jaboticatubas há 2 casos, Ribeirão das Neves 5, Sabará 11 e Santa Luzia 9 casos confirmados (Nenhuma morte).


A maioria dos casos confirmados de Covid-19 no estado são de pessoas na faixa dos 10 a 39 anos. Cerca de 297 casos são de pacientes acima dos 60. Já entre os mortos por Covid-19 no estado, 79% (ou a maioria) são idosos acima dos 60 anos (48 pessoas). A hipertensão é apontada como o principal fator de risco, tendo influenciado na morte de 30 mineiros.


O número de internações por síndrome respiratória aguda grave na última semana caiu de 763 para 589, porém é bem maior que a apontada em 2019 quando foram 123 internações.

Em Santa Luzia foram mais de 1.000 notificações, 900 casos suspeitos, 9 confirmados, 65 descartados e nenhum óbito.