Último boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Santa Luzia é assustador. De 4 casos confirmados em boletins anteriores, a cidade pulou para 12. O Bairro São benedito que contava pouco mais de 80 casos suspeitos há algumas semanas, agora apresenta 163, mais que o dobro. A Distribuição é bastante equalitária no restante da cidade com destaque ao grande crescimento no Centro histórico (39 casos) e Nossa Senhora das Graças (27). Palmital continua como Bairro com maior incidência de casos suspeitos: 172.


Segundo a SES, há 80 mortes em investigação neste momento em Minas Gerais, quase o mesmo número de óbitos confirmados. Outras 438 foram descartados. Em todo o estado, 86.214 casos suspeitos da doença são investigados.

Epicentro da pandemia no Estado, Belo Horizonte saltou de 17 para 20 mortes e tem 590 casos confirmados. A capital é seguida por Uberlândia com 131 casos confirmados e oito mortes e Juiz de Fora com 146 casos confirmados e seis mortes. A SES confirmou casos da doença em 178 municípios e já foram registradas mortes em 46 deles.


Após Flexibilização do Comércio, Bairro São benedito explode em casos

No último dia 23 de Abril, a Prefeitura de Santa Luzia resolveu flexibilizar a reabertura do Comércio na cidade com o argumento de quebra de arrecadação e prejuízo dos comerciantes. Uma semana depois, os casos suspeitos de Covid-19 na cidade dobraram no Bairro São benedito e os casos confirmados da doença triplicaram na cidade. O Anúncio foi feito pelo Prefeito, assista a justificativa:



Os dados continuam a diferir dos divulgados pela SES e pela Prefeitura.



O Perfil demográfico dos casos confirmados demonstram que a maioria dos casos são de Mulheres dos 30 aos 39 anos. Felizmente não há nenhum caso de pessoas acima dos 60 anos.

Prefeito dá mau exemplo e se expõe em Churrasco com amigos

O prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier (PSD), deu péssimo exemplo aos munícipes ao divulgar uma foto em seu perfil no instagram, no último domingo (26), em que aparece em uma piscina, com copo de cerveja nas mãos, em um encontro com amigos. A imagem foi apagada horas depois após internautas questionarem o fato da confraternização ter acontecido durante o período de isolamento social para conter a proliferação do novo coronavírus. Em Suas Lives Christiano criticou a atitude dos Churrasqueiros da cidade. Releia o Flagrante aqui.

Cidade com alto risco e baixa capacidade de enfrentamento à Civid-19 no Brasil 

Um estudo publicado pela consultoria Aquila apontou que Santa Luzia é a cidade mineira com maior risco de enfrentamento de uma pandemia de Covid-19 no Estado. Santa Luzia e Ribeirão das Neves são as duas cidades que mais preocupam os responsáveis pelo estudo justamente por conta da estrutura do sistema de saúde e dos indicadores econômicos.

“Quando você olha a população vulnerável, o dinheiro que o município tem disponível, a riqueza local e a estrutura de saúde local, você vê que são duas cidades muito vulneráveis. Ou seja, se o vírus entra nesses dois municípios, a chance de haver um colapso é muito maior. Haveria até mesmo a possibilidade de sobrecarregar a estrutura de Belo Horizonte como consequência, já que os pacientes começariam a migrar para a capital”, analisa o consultor Rodrigo Neves, responsável pelo estudo.



Daniel Carlos - Colunista do Vitrine