Após anúncio de Flexibilização da Reabertura do Comércio em Santa Luzia no dia 27 de Abril, pela Prefeitura, foram confirmados 15 novos casos de Covid-19 pelo SES-MG. Os dados constam do Boletim emitido pela Secretaria Estadual de Saúde no dia de ontem.


No Dia 27 de Abril, o executivo municipal anunciou que reabriria Gradualmente o Comércio da cidade devido a "reabertura do Hospital São João de deus" e a aquisição de EPI's (Equipamentos para proteção individual" para profissionais de saúde.


Segundo o Observatório Luziense, a UTI prometida pela Prefeitura para atendimento de Pacientes da Covid-19 na cidade, até o dia 12 de Maio, ainda não havia sido credenciada pelo Ministério da Saúde, o que torna a reabertura da unidade de saúde, uma ação Virtual.

 Exatamente 15 dias depois do anúncio de Flexibilização do Comércio, uma Paciente de 89 anos moradora do Bairro São benedito Morreu.
Ela deu entrada no PA no Dia 04 de Maio, uma semana após a Flexibilização e testou positivo no dia 08, vindo a falecer no dia 10 no Hospital Eduardo de Menezes.

Ainda segundo a Publicação do Observatório Luziense, a Pressa em reabrir a unidade de saúde para cumprir promessa de campanha, agravou a situação da paciente, uma vez, que sem autorização do Ministério da Saúde, o Hospital não estaria habilitado para atender o paciente. Isto sem contar com a demora na transferência da luziense para a unidade referência na capital.

Pouco antes da Reabertura do Comércio na cidade, o Prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier, foi flagrado em um churrasco com amigos. O Caso ganhou repercussão após virar matéria na Rede Record.

Números Assustam


A Evolução de Casos Confirmados de Covid-19 em Santa Luzia deram um salto da Flexibilização até o último boletim divulgado nesta Sexta-feira 15. Segundo o SES, do período de 04 de Março a 27 de Abril (quando foi iniciada a quarentena), Santa Luzia havia registrado 10 casos confirmados da Doença. Do dia 27 ao dia 13 de Maio, os casos quase dobraram, chegando a 15 novos casos confirmados. A Cidade conta com 25 casos confirmados de Covid-19 e 1 Morte.


Com apenas 157 testes realizados até o momento para um universo que ultrapassa 1.070 casos suspeitos, o número de testados chega a menos de 14% dos possíveis infectados.

Indecisão do Governo Dificulta isolamento


No Dia 25 de Março o Prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier, revelou estar decepcionado com o discurso do Presidente que incentivava a volta às aulas, o que colocaria em risco a população em tempos de pandemia. Em transmissão ao vivo no dia 09 de Abril denunciou aglomerações em frente aos bancos da cidade e incentivou que Luzienses permanecessem em casa. No Dia 14 publicou um print de reportagem do G1 informando do aumento de Casos de Covid-19 no brasil. Voltou a reforçar as medidas de distanciamento social e isolamento.


Já no dia 13 de Maio o diálogo mudou. Em vez de incentivar o isolamento social, unica medida eficaz no controle da Covid-19, o Prefeito revelou que o "Brasil previsa trabalhar, é muita mentira e politicagem!" Revelou ainda que o "país não pode parar" e que "a maioria das pessoas não podem se dar ao luxo de parar de trabalhar pois não são servidores públicos e nem políticos". 


No dia 14 voltou a entoar o coro de reabertura e flexibilização. Criticou Prefeitos e Governadores que promovem medidas de contenção e controle à disseminação do Vírus, repetindo discurso do Presidente da República. Nas Redes Sociais, o chefe do executivo Luziense foi duramente criticado: