Após anúncio de Flexibilização da Reabertura do Comércio em Santa Luzia no dia 27 de Abril, pela Prefeitura, foram confirmados 16 novos casos de Covid-19 pelo SES-MG. Os dados constam do Boletim emitido pela própria prefeitura no dia de ontem.


No Dia 27 de Abril, o executivo municipal anunciou que reabriria Gradualmente o Comércio da cidade devido a "reabertura do Hospital São João de deus" e a aquisição de EPI's (Equipamentos para proteção individual) para profissionais da saúde.


Segundo o Observatório Luziense, a UTI prometida pela Prefeitura para atendimento de Pacientes da Covid-19 na cidade, até o dia 12 de Maio, ainda não havia sido credenciada pelo Ministério da Saúde, o que torna a reabertura da unidade de saúde, uma ação Virtual.

 Exatamente 15 dias depois do anúncio de Flexibilização do Comércio, uma Paciente de 89 anos moradora do Bairro São benedito Morreu. O bairro inclusive, registrou 7 casos confirmados da Doença na cidade, ultrapassando 150 casos suspeitos.
Ela deu entrada no PA no Dia 04 de Maio, uma semana após a Flexibilização e testou positivo no dia 08, vindo a falecer no dia 10 no Hospital Eduardo de Menezes.

Ainda segundo a Publicação do Observatório Luziense, a Pressa em reabrir a unidade de saúde para cumprir promessa de campanha, agravou a situação da paciente, uma vez, que sem autorização do Ministério da Saúde, o Hospital não estaria habilitado para atender o paciente. Isto sem contar com a demora na transferência da luziense para a unidade referência na capital.

Pouco antes da Reabertura do Comércio na cidade, o Prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier, foi flagrado em um churrasco com amigos. O Caso ganhou repercussão após virar matéria na Rede Record.

Números Assustam


A Evolução de Casos Confirmados de Covid-19 em Santa Luzia deram um salto da Flexibilização até o último boletim divulgado nesta Quarta-feira 20. Segundo o SES, do período de 04 de Março a 27 de Abril (quando foi iniciada a quarentena), Santa Luzia havia registrado 10 casos confirmados da Doença. Do dia 27 ao dia 20 de Maio, os casos quase dobraram, chegando a 16 novos casos confirmados. A Cidade conta com 26 casos confirmados de Covid-19 e 1 Morte.



Com apenas 158 testes realizados até o momento para um universo que ultrapassa 1.070 casos suspeitos, o número de testados chega a menos de 14% dos possíveis infectados.

Outro dado assustador é o aumento de casos suspeitos e confirmados na Região do São Benedito, onde houve flexibilização do Comercio. Há 30 dias haviam 70 casos suspeitos e 2 confirmados na região. Nos últimos boletins divulgados pela Prefeitura através da secretaria de saúde e do SES, os casos suspeitos passaram para quase 200 e o número de infectados saltou para 7 (Vide quadro acima) com uma morte. O Bairro atualmente, desponta como epicentro da doença em Santa Luzia.

São 07 casos no São Benedito, 04 no Bairro Palmital, 03 no São Miguel e 02 no Luxemburgo. Baronesa, Belo vale, Centro, Conj. Cristina, Gameleira, Santa Mônica, Santa Rita, Vale das acácias e Vila Olga registraram apenas um caso.

Indecisão do Governo Dificulta isolamento


No Dia 25 de Março o Prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier, revelou estar decepcionado com o discurso do Presidente que incentivava a volta às aulas, o que colocaria em risco a população em tempos de pandemia. Em transmissão ao vivo no dia 09 de Abril denunciou aglomerações em frente aos bancos da cidade e incentivou que Luzienses permanecessem em casa. No Dia 14 publicou um print de reportagem do G1 informando do aumento de Casos de Covid-19 no brasil. Voltou a reforçar as medidas de distanciamento social e isolamento.


Já no dia 13 de Maio o diálogo mudou. Em vez de incentivar o isolamento social, unica medida eficaz no controle da Covid-19, o Prefeito revelou que o "Brasil previsa trabalhar, é muita mentira e politicagem!" Revelou ainda que o "país não pode parar" e que "a maioria das pessoas não podem se dar ao luxo de parar de trabalhar pois não são servidores públicos e nem políticos". 


No dia 14 voltou a entoar o coro de reabertura e flexibilização. Criticou Prefeitos e Governadores que promovem medidas de contenção e controle à disseminação do Vírus, repetindo discurso do Presidente da República. Nas Redes Sociais, o chefe do executivo Luziense foi duramente criticado: