Flexibilização do Comércio e instalação de parques nas praças da cidade fizeram muita gente sair de casa para aproveitar o fim de semana.

Na manhã deste domingo (30), foram registrados muito movimentos de pessoas em todas as grandes praças de Santa Luzia. Especialista alerta sobre os perigos de contágio da COVID-19 nesses ambientes.

As pessoas não podem aglomerar mesmo em um espaço aberto”, disse um especialista ouvido pela Reportagem. Unaí relembra que é necessário que as pessoas mantenham o distanciamento físico de, pelo menos, dois metros. E, sempre que possível, deve-se usar máscara.

Caso vá correr, nunca correr e andar ‘em pelotão’ (em grupo, próximos um do outro). Quando estou correndo, posso eliminar mais partículas virais. E essa partícula pode viajar mais de 20 metros”, alerta Unaí. “Andar em pequenos grupos, mantendo a distância entre cada um. Se possível, usar máscara. Se não for possível, usar o protetor facial”, recomenda.

Embora o risco de contágio do novo coronavírus em locais abertos e ventilados seja menor do que em ambientes fechados, o infectologista destaca que, com aglomeração, esse risco pode aumentar. “O ideal é correr sozinho. E se possível, em lugares desertos. Evitar de correr na praça, porque ali tem outras pessoas andando”, disse.

Perigo na Praça da Savassi no Palmital e na Juventude no Cristina

Os riscos de contágio da doença respiratória também estão presentes no compartilhamento de brinquedos nos espaços públicos, como na Praça da Savassi no Palmital e na Praça da Juventude no Conjunto Cristina. 

Os espaços chegaram a receber faixas de bloqueio quando instalados no fim de junho. O Vitrine já  mostrou que um grupo de pessoas fura a proibição de aglomeração para praticar exercícios físicos (a maioria sem máscaras) durante toda a semana na Praça da Juventude. Apesar do alerta, nenhum funcionário do setor de posturas tomou qualquer iniciativa para coibir a prática, que permanece ativa há vários meses. 

Com a ampliação do Decreto de flexibilização do Comércio, o espaço acostumado a receber crianças, lotou de famílias neste domingo (30). Além da grande quantidade de pessoas no local, a reportagem flagrou o uso compartilhado de brinquedos de circuito, balanços e escorregadores entre os visitantes.

"É muito importante que, ao ir a uma praça da cidade, as pessoas sejam responsáveis. Sei que é muito difícil correr de máscara, mas é possível correr utilizando um protetor facial de acrílico, que prende na testa e cobre nariz e boca. É extremamente importante que as pessoas se conscientizem da necessidade fazer isso. Pode ir a uma praça? Pode, mas tomando todos os cuidados para evitar que tenhamos que fechar a cidade de novo", salientou.

Comércio nas Praças


Apesar da Flexibilização do Comércio, a atividade comercial está proibida nas praças de Santa Luzia. A Tradicional Feirinha do Palmital que ocorre aos Domingos na Praça da Savassi está suspensa até o fim da pandemia. Segundo decreto, comerciante que for pego expondo produtos na região terá a mercadoria recolhida. Porém não é o que ocorre. No último domingo a reportagem flagrou comerciantes atuando livremente na praça (imagem abaixo), sem a presença de fiscais de postura (que deveriam estar garantindo que a feira não fosse realizada). Contestado, o setor de posturas não respondeu aos questionamentos do Vitrine. 

Na Praça da Juventude no Conjunto Cristina (Imagem acima), comerciantes informais, instalam brinquedos infláveis durante o fim de semana para lucrar, mesmo diante da proibição deste tipo de atividade.

A Guarda Municipal que atua energicamente multando na Avenida Brasilia, não tem atuado na fiscalização deste tipo de serviço. Mesmo que esta função lhe caiba. 

Casos de Covid-19 em Alta

Santa luzia registrou na última Sexta-feira 1.591 casos confirmados de Covid-19 e 67 mortes. Média de uma morte por dia nos últimos sete dias. Santa Luzia é a cidade mineira com maior índice de letalidade da doença no estado. Ao que parece a situação não incomoda a prefeitura, visto que o Prefeito Christiano Xavier, permanece em campanha.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

Febre

Tosse

Falta de ar e dificuldade para respirar

Problemas gástricos

Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

Pneumonia

Síndrome respiratória aguda severa

Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.