Análise do Programa de Governo de Abraão Gracco, Pré candidato a Prefeito de Santa Luzia

Em seu esboço de Plano de Governo Abraão, inicia sua dissertação sugerindo uma reforma administrativa, renomeando pastas e dando ênfase a áreas como infraestrutura, Trânsito e transporte, Patrimônio Histórico, funcionalismo e recursos virtuais. Sugere uma reforma tributária e econômica através da reformulação do Código tributário Lei Uso e Ocupação do Solo e ambiental e Plano Diretor e reforma da infraestrutura. O Pré candidato fala ainda de uma Reforma social, através de um programa de habitação popular e geração de renda com auxilio de pequenas cooperativas. Um dos pilares desta reforma é o projeto "meu Passeio, nosso Passeio". 

O candidato propõe a criação de uma secretaria de Governo formada por ex prefeitos, ex vereadores e membros de segmentos sociais para orientar o prefeito em assuntos da administração. Apesar de louvável a iniciativa, ela já acontece nos bastidores, porém está longe de ser positiva à gestão. 

Abraão sugere ainda a criação de áreas de recreação pública, capacitar luzienses para receber turistas e a busca de talentos para valorização do esporte local. Neste ponto, o candidato apela para a valorização do esporte, ponto tradicional de coleta de votos na cidade. Propõe a criação de bolsa atleta, transporte gratuito a atletas, poliesportivo exclusivo para eventos esportivos, reforma de espaços públicos, resgate do esporte amador e investimento nas categorias de base. Abraão juntou em um pacotão, o que já existe em atividade, porém, tem sido mau usado devido a interesses políticos. Uma espécie de Bolsa atleta foi criado na primeira gestão Calixto e adaptado na gestão Gilberto. O transporte gratuito foi fornecido a atletas durante a gestão Roseli Pimentel e a reforma de espaços públicos tem ocorrido, mesmo que de forma irregular na gestão Christiano xavier. O investimento nas categorias de bases dos clubes locais já existe há algum tempo, porém a falta de organização, tanto os próprios clubes, quando da suposta liga de desportos, tem dificultado a divisão destes recursos. 

Em relação ao Desenvolvimento Urbano, abraão sugere um sonho do administrador e que até o momento não passa de promessa: Regularização fundiária de todos os imóveis da cidade e transformação urbanística de vilas e favelas. Um Ponto é polêmico na proposta do candidato: Uniformização de passeios. A Idéia apesar de muito interessante é quase impossível devido a irregularidade dos terrenos e a falta de um plano piloto. A Lei orgânica prevê multas a mutuários com construções fora dos padrões, porém grande parte da cidade foi construida sem planejamento, o que torna inacessível a muitos moradores proceder com as melhorias. Christiano chegou a tentar mudanças iniciando processo de regularização, porém gerou grande revolta dos moradores, haja vista que até as obras do executivo foram executadas em planejamento. Abraão ainda propõe convênios com instituições para auxiliar a população na decoração de interiores (como se o luziense tivesse recursos para custear reformas).

Na Educação, Abraão propõe a eleição direta para diretores, reconfiguração do colegiado e novo plano de cargos e salários (revisto a cada 03 anos); Concurso público a cada 02 (dois anos); adoção do sistema de aulas semipresenciais, Inclusão e acessibilidade em todos os níveis e séries. Dois projetos merecem destaque na proposta do candidato, porém são dificeis de implantar devido a barreiras orçamentárias e jurídicas:

A Implantação da “Escola 24 horas” uma vez por mês com as escolas públicas abertas aos finais de semana para convívio familiar (alimentação, recreação, psicólogos, advogados, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, Casamento Público, Exame de DNA, Primeiro Emprego, Encaminhamento para Emprego) e a Implantação do “Passaporte Para a Vida”. Disponível impresso e digital (tablets e smarthphones). Um documento que será Carteira Estudantil para fins de Passe Livre (alunos do ensino infantil, fundamental, médio e universitário das instituições públicas de Santa Luzia). Relação detalhada dos livros lidos (brindes por livro) e o Projeto de Vida que vai mapear as aptidões de cada estudante desde a primeira infância para acesso a programas de incentivo de alto desempenho no município.

Na Saúde, Abraão parece que coletou as demandas da internet e as descreveu em seu plano. Fala da abertura da maternidade municipal em 30 dias, da ampliação de funcionamento dos postos de saúde até as 20 horas, sem intervalo de almoço; Marcação de consultas pré agendadas por meio digital e encaminhada, no máximo em 24 horas; informatização dos postos de saúde e manutenção dos equipamentos feita por menores aprendizes; sincronia do Cad único municipal com  o federal e Efetivação de exames clínicos e especializados em até 24H. Estas propostas mostram pouco conhecimento do candidato e da sua equipe da triste realidade da saúde municipal em nivel regional. A menos que Abraão seja um articulador que nunca se viu na história da cidade, com poder macro-regional e fora do estado, será difícil realizar qualquer dos itens propostos (infelizmente). Propõe ainda a revitalização das UPAS, a construção de um hospital Municipal (Roseli tentou e Sandro não executou), remodelação do atendimento da saúde mental, Combate à terceirização e quarteirização dos trabalhadores da saúde: cumprir TAC MP para concurso na área da saúde e criar uma fundação de pesquisa em saúde voltada para as doenças regionais.

No transporte Abraão propõe o incentivo a concorrência no transporte público municipal e intermunicipal e a implantação e regularização do transporte suplementar. Abraão sugeriu algo que pode gerar muitos problemas principalmente em áreas periféricas como o palmital. O candidato sugere a implantação do Programa "Domingueira" que Consiste na gratuidade em todos os domingos, com catraca liberada para as famílias visitarem seus parentes na cidade. O grande problema do projeto são as constantes invasões de jovens que saem de venda nova e vem á santa luzia para frequentar bailes funk. Já denunciamos dezenas de vezes que áreas públicas da cidade acabam vandalizadas quando isto ocorre. Com a gratuidade, haverá uma enorme onda destes bailes no Bairro. Por fim o candidato sugere a revitalização da Malha ferroviária em parceria com a união para escoamento da produção. Já mostramos no Vitrine que pelas vias tradicionais isto não será possível.

Na Cultura Abraão propõe a Rotatividade de agentes na Secretaria de Cultura. Indica ainda a implantação de um cronograma de reabertura da casa de cultura, compartilhando seu acervo para exibição na Avenida Brasilia. Propõe ainda a Implantação nas escolas públicas do programa “Pequenos Gênios” que visa a seleção de bolsistas voltados para as artes

plásticas, música, design entre outras manifestações. Abraão Propõe ainda o Turismo religioso, a criação de um clube de cavaleiros, a retomada da linha férrea para turismo e transformação das quadrilhas e cavalgadas em Patrimônio Cultural. A Grande maioria dos projetos vai enperrar na burocracia jurídica e má vontade de agente públicos em tornar santa luzia uma cidade turística.

Na Área de meio Ambiente, Abraão excluiu problemas importantes como a degradação do meio ambiente, utilização indevida e criação irregular de lixões, ocupação de áreas verdes por empreendimentos imobiliários sem fiscalização, criação irregular de novos bairros entre outros, para priorizar o empreendedorismo.

No Desenvolvimento urbano o candidato foi raso em suas propostas e não apresentou soluções.


Em resumo, Abraão tem boas propostas, porém suas soluções são mais ideológicas do que práticas!