Abraão, Christiano Xavier, Denilson Martins e José Raimundo, promoveram aglomerações no início de sua campanha nas ruas de Santa Luzia. Na grande maioria dos casos, haviam dezenas de pessoas, senão centenas, sem máscaras.

O Boletim semanal divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Luzia há dois dias, revela que até o momento foram notificados 14.740 casos de Covid-19 na cidade. São 2.061 casos confirmados e 91 mortes. Só no Bairro São benedito são 399 casos confirmados da doença, palco da maioria das campanhas dos candidatos a Prefeito de Santa Luzia. 

Agora à Pouco, Christiano Xavier, atual Prefeito da cidade e candidato à reeleição, divulgou em suas redes sociais um vídeo que assusta pela quantidade de gente que compareceu à inauguração de seu comitê de campanha na Avenida Brasília. O local é o mesmo usado na campanha de 2018. É também assustador a quantidade de apoiadores sem máscaras dentro do local que não tem ventilação natural e não conta direito com janelas ou entradas de ar. 


 Como se não bastasse o mau exemplo, o chefe da cidade com pior índice de letalidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (4,46%. O índice do estado é de 2, 52% e de Belo Horizonte é de 3,06%) ainda saiu pelas ruas sem usar máscaras. 


Os flagrantes capturados na página do Prefeito de Santa Luzia são muito assustadores e contradizem a preocupação de Christiano com o avanço da pandemia na cidade, lá no início, quando chegou a dizer que pediria ajuda ao exército e a força nacional para impedir que Luzienses saíssem de casa. Naquele momento, o Prefeito acabara de emitir decreto proibindo comerciantes de abrir suas portas. 

Hoje, cinco meses depois, a pandemia continua em crescimento e o número de mortes continua em alta. Mesmo assim, a postura mudou e a fiscalização que priorizava o comércio, desapareceu, dando lugar a volta da apelidada pelos munícipes de "Máfia da Multa" na Avenida Brasília. 

Confira abaixo alguns flagrantes que podem ser conferidos na Página do Prefeito nas redes sociais. Todos são prints da campanha de 2020:





















 Outro que saiu as Ruas e não deu bons exemplos foi Denilson Martins. O candidato a Prefeito de Santa Luzia percorreu a Avenida Brasília e a pracinha da Savassi no Bairro palmital e mesmo usando máscaras em alguns momentos, cumprimentou eleitores e deu abraços sem o uso do instrumento de segurança. 









Denilson tem bastante contato com o "jornalista" e apresentador do canal Gazeta Santa Luzia, Daniel Mendes. No último dia 10, o candidato foi acompanhado pelo apresentador que cobriu sua caminhada pela avenida Brasilia. 


No dia 15 de outubro, Daniel mendes revelou em suas redes sociais, que havia vencido a Covid-19, após "3 semanas de luta". O Apresentador fez dezenas de entrevistas e esteve com centenas de pessoas neste intervalo, muitas vezes sem máscaras. A orientação dos profissionais de saúde é de que, pessoas contaminadas permaneçam em isolamento social por no mínimo duas semanas. 


No dia 06 de Outubro, Daniel entrevistou Douglas estevão, candidato a vereador e representante de desabrigados da Vila íris. No vídeo postado em seu canal, o apresentador está sem máscaras de proteção. No Local é possível perceber dezenas de pessoas também sem máscaras. 


No dia 10, Douglas divulgou em seu perfil no Facebook, imagens de campanha com os amigos sem o uso de máscaras de proteção. 









A imagem abaixo foi um dos poucos bons exemplos que flagramos dentre os candidatos. No caso, todos as pessoas retratadas, usavam adequadamente a proteção. 


Apesar de poucos maus exemplos, eles ocorreram também na campanha de Abraão Gracco.


Esta primeira imagem é uma rara exceção à regra. Nela é possível ver alguns dos principais candidatos a vereador do PSB Luziense. Todos usando máscaras, porém não obedecendo o distanciamento social. 


No caso acima, se os dois apoiadores que estão sem máscaras estiverem contaminados,  espirrarem naquele espaço, o restante será contaminado. 



José Raimundo também não deu bons exemplos! Em seu início de campanha, o candidato focou nos espaços esportivos, locais com grandes aglomerações e pessoas sem máscaras. Boa parte dos campos de santa luzia não contam com medidores de temperatura e muitos dos praticantes não usam máscaras. Para um candidato que precisa estar junto ao povo, o risco de contagio é muito grande.





A foto acima é ainda mais assustadora: Há dezenas de crianças no local. Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, descobriram que as crianças carregam uma carga viral do Sars-CoV-2 (novo Coronavírus) muito mais alta do que se pensava, principalmente nos primeiros dois dias de infecção. Isto quer dizer que as crianças podem ser portadoras de alta carga viral, sendo mais contagiosas independentemente das chances de desenvolverem sintomas graves da covid-19. O risco para o candidato, sua equipe e as pessoas que ele tiver contato (caso não tome as medidas de higiene sugeridas pela OMS) são muito grandes. 


Em sua propaganda, César Lara Diniz, também candidato a Prefeito por santa luzia, aparece sem máscaras (assim como seu vice) em uma reunião de campanha. Várias pessoas também estão sem máscaras. 


O Fisioterapeuta Cléber Rodrigues é um dos poucos candidatos a Prefeito de Santa Luzia a não se expor diretamente. Durante carreata e campanha para uma candidata a vereadora de seu partido, o PSOL, todos estavam de máscaras. 


Bispo Damasceno, praticamente não divulga nenhuma ação de sua campanha, mas uma das poucas imagens/videos que postou em seu perfil de campanha, estava sem máscaras. 


O Mesmo ocorreu com Felipe Azevedo. Em todas as suas publicações aparece sem o uso de máscaras. 

Diante de um enorme crescimento no número de mortes e um dos maiores índices de Letalidade pela doença no estado, o mínimo que se esperaria dos candidatos era a preocupação com o eleitor. Ficou claro, que esta não é a prioridade no momento, mas chamar a atenção para a campanha. Se no fim tivermos centenas ou milhares de infectados, ao que parece não será uma preocupação. Não ao menos para os candidatos.


Tentamos contato com Abraão Gracco, Christiano Xavier, Denilson Martins e José Raimundo através de suas redes sociais e nenhum deles respondeu. Não houve ocorrências relevantes de César Lara, felipe Azevedo ou Bispo Damasceno. Não houve necessidade de contato com Cléber Rodrigues. Conceição Nunes ainda não divulgou nenhuma ação fora das redes sociais de sua campanha. 

Caso recebamos alguma resposta dos candidatos, iremos atualizar o artigo.