Plano de Governo do atual Prefeito de Santa Luzia não inclui soluções para dois dos maiores problemas enfrentados pelos Luzienses atualmente: A má Prestação do Serviço de transporte público e de Saúde na cidade.  Não há proposta para nova concessão do transporte público ou qualquer ação que vise melhoria do PA São Benedito. 

Ao contrário do Plano de Governo de 2016, onde prometeu centenas de coisas que não cumpriu, o Prefeito de Santa Luzia e candidato à reeleição, Christiano Xavier, optou por ofertar propostas baseadas nas ações que tramitam na justiça contra sua gestão. Recordista de processos no Ministério Público, o Governo Xavier, ou seu sucessor, terá de cumprir dezenas de ações de readequação e que tramitam na esfera estadual e federal. 

Nova licitação no Transporte coletivo não deve ocorrer na gestão Xavier

"No dia 19 de Dezembro de 2018 o Prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier, em live ao vivo no Facebook (Perfil comercial e na Página da Prefeitura) disse em alto e bom som que promoveria NOVA LICITAÇÃO PARA O TRANSPORTE PÚBLICO de Santa Luzia. Bizarramente no dia 11 de Janeiro de 2019 (menos de 30 dias depois), o perfil do Prefeito e a Página e site da Prefeitura divulgaram REAJUSTE TARIFÁRIO de 18,5% para as LINHAS MUNICIPAIS

No início de 2019 o Prefeito que havia prometido nova licitação para o transporte Público da cidade, divulgou em suas redes sociais, imagens apertando as mãos do Empresário Luizão (dono da Rodap, empresa que administra o transporte coletivo Urbano da cidade) anunciando a renovação da uma pequena parte da Frota municipal (Que deveria ter ocorrido em 2018, porém a empresa resolveu estender o prazo. Há de se frisar que a renovação deve ocorrer OBRIGATORIAMENTE a cada 10 anos. O prazo expirou em 2018). 

A ação foi festejada pela gestão e anunciada como obra de Governo. Em dezembro de 2019, a atitude do Prefeito se repetiu, mesmo diante de uma enxurrada de protestos pelo aumento da tarifa, redução de horários na maioria das linhas, precariedade do serviço, péssimo atendimento, não cumprimento de horários e itinerários e irregularidades na prestação do serviço. Novamente o Prefeito usou o erário público para fazer propaganda para a Empresa. 

No fim de Novembro foi organizada uma audiência pública para debater o tema e nenhum representante do Executivo compareceu.

Pouco antes, em entrevista concedida ao Jornal Virou Notícia, o Prefeito Christiano Xavier foi claro em dizer que o Transporte coletivo de Santa Luzia é um dos melhores do Brasil e que uma nova licitação estaria fora de questão, pois implicaria ações contra sua gestão. 

Apesar de promessa de campanha, Pregar nas redes sociais, repetir a promessa em lives e nas páginas oficiais da Prefeitura, a Concessão não ocorreu como prometido e não está em seu plano de Governo. 

O vínculo de apoio mútuo entre a gestão e a Empresa tem se fortalecido nos últimos anos e não será o apelo de dezenas de milhares de Luzienses que vá mudar esta realidade.


A única proposta que trata do transporte público é a "ampliar as linhas de transporte público" e a "construção de um terminal da sede da cidade". Ambos os projetos não devem resolver os problemas do transporte coletivo municipal e sem diálogo com o estado, a solução do transporte intermunicipal, fica cada vez mais longe. 

Sem nenhuma proposta para o PA São benedito e o Madalena Parrilo


A maioria das promessas da saúde são ações propostas no plano de Governo de 2016 e que ainda não saíram do papel.