Segundo dados do portal da transparência, a Prefeitura de Santa Luzia arrecadou nos últimos dois anos (julho de 2018 a julho de 2020) R$ 57.279.286,40 em contribuição de iluminação Pública (taxa paga pelo Luziense pelo serviço de troca de lâmpadas e manutenção na rede). 

A grande maioria deste montante é usada para custeio da iluminação de prédios públicos (umeis, escolas, postos, Upas, etc). São R$ 11.488.631,99 utilizados para este fim.

Porém, menos de 5% é utlizado para sua finalidade que é a manutenção da rede e troca de lâmpadas: R$ 1.953.343,63. O saldo em conta seria suficiente para cumprir parte da promessa de campanha de 2028 do prefeito, de troca de todas as Lâmpadas dos postes da cidade por Led (mais econômicas e eficientes). São R$ 29.017.530,38 excedentes que estão nos cofres da prefeitura aguardando utilização. 

Apesar de ineficiente e recheado de reclamações de usuários (que nunca conseguem acessá-lo), o call center da prefeitura consumiu no período, R$ 162.399,14 do dinheiro da contribuição da iluminação pública. 

Curiosamente, a Prefeitura ainda gastou R$ 1.438.235,00 deste montante para (pasmem) consultorias. 

R$ 13.218.619,10 (30%) é destinado a dotação livre, ou seja, o gestor poderá gastar este montante em outras pastas.

Com tanto dinheiro envolvido, Christiano Xavier não vai cumprir mais uma de suas promessas de campanha e de Governo que era reduzir a taxa de iluminação pública. Estes valores são usados por sua gestão para pagar serviços (como demonstrados) em pré campanha. 

Nós tratamos do tema em janeiro de 2019