Após uma semana inteira sem registros, Santa Luzia, inicia o mês de outubro com 3 novas mortes. 

São 66 novos casos confirmados de Covid-19 e 3 mortes em apenas uma semana. O índice de letalidade da cidade permanece extremamente alto: 4,42%. Para se ter uma ideia, o índice de letalidade de Minas Gerais é de 2,50%. 

Segundo dados do SES, é possível perceber uma grande subnotificação dos casos, afinal, em 54,84% dos casos, não é informado o fator de risco dos pacientes. Outro dado preocupante é o tipo de hospitalização informado. Segundo o SES-MG, 83,63% dos pacientes são enviados para isolamento e 16,37 para internação. 

O Boletim divulgado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Luzia, informa que 60% dos Leitos de UTI e 22% dos leitos de enfermaria do Hospital São João de Deus estão ocupados. A unidade de saúde ainda não está atendendo o público (mesmo após as reformas e anúncio de reabertura pelo prefeito). Já a UPA São benedito, está com 57,1% de seus leitos de enfermaria ocupados (unidade não possuiu leitos de UTI). O Hospital Madalena (que deveria ser a unidade de referência) praticamente não possuiu leitos de enfermaria e não possui leitos de UTI e está com 6,25% de sua capacidade ocupada. 

Outro dado preocupante é o grande número de mulheres infectadas. Desde o início da pandemia, 1047 mulheres foram contaminadas com a Covid-19 e 944 homens.