A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nessa terça-feira dia 09 de fevereiro, a operação Dispensa Geral, com o objetivo de cumprir 15 mandados de busca e apreensão relacionados com investigação que apura os crimes de dispensa irregular de licitação e corrupção ativa e passiva. Foram realizadas buscas na capital mineira e nas cidades de Santa Luzia, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Ipatinga, além de Cotia (SP).

As investigações apontam suspeita de irregularidades em dois procedimentos de dispensa de licitação da Prefeitura de Santa Luzia. Segundo apurado, a administração municipal contratou uma empresa de serviços gerais visando à terceirização de diversos postos de trabalho no município no ano de 2018. Os dois contratos decorrentes da dispensa de licitação analisados apontam suspeitas de sobre preço, podendo alcançar aproximadamente R$ 9,3 milhões em valores não corrigidos.



Na ação policial, foram apreendidos documentos, celulares, computadores e dispositivos de armazenamento de dados, que serão analisados durante a investigação. Além disso, após pedido da PCMG, foi autorizado pela Justiça o sequestro de valores financeiros nas contas dos suspeitos de quase R$ 14,8 milhões.

A ação foi realizada pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção.

Fonte: PCMG