A Cidade de Santa Luzia segue a tendência de todo o Brasil com o colapso no atendimento às vitimas da Covid-19. Com 100% de Leitos de UTI ocupados e 75% de Enfermaria, o Hospital da cidade não tem mais capacidade de atender novos doentes. 

Após a segunda semana de Fevereiro quando a cidade registrava uma estabilidade no número de vitimas fatais da Covid-19, Santa Luzia entrou no mês de Março com Recordes seguidos de mortes. De 168 casos registrados no dia 22 de Fevereiro, passamos para 203 ontem. São 35 Mortes em apenas 30 dias, média de mais de 1 morte por dia. 

O Hospital São João de Deus, mesmo com ampliação de leitos de UTI dotados de respiradores (Como informado pelo Executivo) não tem conseguido suprir a alta demanda de novos pacientes. Os leitos de UTI estão com sua capacidade de atendimento limitada desde o início do Mês de Março quando apenas uma vaga era liberada a cada 5 dias. Desde o último fim de semana, não há mais vagas de UTI no Hospital. As Vagas de enfermaria continuam com ocupação acima de 75%. 

Segundo a secretaria Municipal de Saúde, a unidade ainda tem capacidade de atender novos pacientes de forma limitada e que medidas de restrição estão sendo empregadas pela prefeitura para evitar novas contaminações.


Desespero dos comerciantes

Percorremos a Avenida Brasilia na Quarta-feira 17 e na Sexta-feira 19 e percebemos o desespero dos comerciantes que atuam na principal avenida da cidade. A sensação é de medo dos funcionários, que temem demissões devido a queda no faturamento. Muitos tentaram burlar a fiscalização abrindo parcialmente as portas e transformando lojas em drive thru's. Enquanto alguns comerciantes se viravam para manter o pouco da esperança que restou, outros mantiam as portas abertas sem nenhum constrangimento, dando a impressão de que administradores que tem influência política da cidade, não precisam passar pelo crivo da fiscalização.