Após a terceira semana consecutiva apresentando recorde de Casos de Mortes por Covid-19 na cidade de Santa Luzia, em vez de restringir ainda mais a circulação de pessoas, prefeito Christiano Xavier, anuncia reabertura da mais frequentada feira ao ar livre da cidade. 

Há cerca de 20 dias a cidade vem registrando cerca de 25 mortes por semana. Do dia 19 ao 25 de abril, foram registrados 132 novos casos de Covid-19 e 15 Mortes. Na última semana foram 178 novos casos e 32 mortes. Esta semana Foram 179 Novos casos e 19 mortes. No geral, foram registrados nos últimos 30 dias a impressionante marca de 678 Novos casos da doença e 77 mortes. 489 Novos casos e 65 Mortes apenas nas últimas três semanas é uma média de 22 mortes por semana e 3 por dia. A Média do mês é de 23 novos casos por dia e 2,6 mortes. Quase três luzienses morrem todos os dias e a Prefeitura quer reabrir uma feira onde o número de pessoas aglomeradas pode ultrapassar os 10 mil por Domingo.

 ofertas a cada 2 horas

Faltam Leitos no Hospital São João de Deus 

O Hospital referência e que comporta praticamente todo o investimento de suporte às vitimas da Covid-19 em Santa Luzia mantém praticamente todos os leitos de UTI ocupados desde o dia 27 de Janeiro. São quase quatro meses sem vagas de UTI ou respiradores no Hospital da cidade. A pouco menos de duas semanas foram abertas novas vagas de enfermaria através da implantação de um hospital de campanha e o índice de ocupação de leitos na unidade continua alto. Não há novas vagas disponíveis aos infectados pela covid-19 na cidade. 

Santa Luzia é a segunda cidade do estado que mais envia pacientes infectados para Belo Horizonte. 

Segundo a secretaria municipal de Saúde da capital, Santa Luzia é a segunda cidade do Estado de Minas Gerais, que mais depende de leitos de UTI de Belo Horizonte. As solicitações representam 13% do total de pedidos. Isto quer dizer que a cada 10 pedidos de internação feitos pelas cidades do estado, 1,3 são oriundos da cidade. 

Subnotificação

Em Janeiro deste ano o Portal Observatório Luziense denunciou a manutenção de serviços não essenciais abertos na cidade e a grande subnotificação de casos de Covid-19 notificados pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Luzia. Segundo o informativo, "Até o dia 31 de dezembro, o número de casos suspeitos em Santa Luzia chegou a 22.781. Desses, 8.390 foram descartados e 3.750 confirmados. Contudo, os outros 10.641 casos não passaram por investigação laboratorial e, com isso, foram registrados e divulgados apenas como uma “síndrome gripal inespecífica”. Se a proporção de infecção dos casos não-testados for no mínimo igual à dos testados, o número de casos confirmados de Covid-19 na cidade seria de mais de 7 mil. Apesar da subnotificação e do crescimento dos números da pandemia, Prefeitura decide manter serviços não-essenciais abertos. 

Cinco meses depois a situação se repete e os dados divulgados nos boletins da Prefeitura de Santa Luzia, batem apenas com os casos notificados por internações na capital. Os casos de infecções e mortes nas unidades de saúde da cidade tem faltado nos boletins divulgados pela pasta. 

46 Doses de Vacina trocadas

Além da falta de vagas em UTI, desleixo na fiscalização do comércio e das medidas de distanciamento social e uso de máscaras, alto índice de mortes e infecções, Santa Luzia também é destaque estadual no quesito doses trocadas. De um total de 2.360 registros, 46 vieram de Santa Luzia.