Estados e municípios podem modificar o plano do Ministério da Saúde conforme decisão do STF
Pelo menos duas cidades em Minas Gerais, Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, modificaram a lista de prioridade para vacinação contra covid-19. Juiz de Fora deu prioridade a motoristas do transporte público, assim como Santa Luzia que também está imunizando prioritariamente professores da rede infantil.
A assistente técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais, Magali Brito, explica que as cidades podem fazer essa modificação caso tenham avançado na vacinação ou entendam que seja necessário, mas, caso falte vacina para os grupos prioritários estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), as doses não serão repostas.
“Alguns municípios avançaram na vacinação porque conseguiram vacinar aqueles grupos prioritários, outros optaram em vacinar outros grupos, mas o conselho juntamente a SES (Secretaria de Estado de Saúde) pactuamos que seguiremos o está definido pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Os municípios já estão cientes que se faltar vacina de algum grupo prioritário que eles não seguiram o ministério já deixou claro que não será reposto, então a responsabilidade é toda do município em assumir essa mudança de prioridade”, explica.
Estados e municípios podem modificar a lista de prioridade elaborada pelo Ministério da Saúde conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
A vacinação de professores e profissionais da educação começou em Santa Luzia na última sexta-feira (21). A decisão do prefeito Christiano Xavier (PSD) gerou polêmica já que foi contra a orientação do PNI, que estabelece que os detentos deveriam ser vacinados primeiro. Santa Luzia possui um presídio e uma APAC e conta com uma população carcerária de quase 500 pessoas.
A prefeitura disse que nos próximos dias vai ampliar a imunização dos trabalhadores da educação. Na terça-feira (25) foram vacinados profissionais das escolas municipais de educação infantil que não receberam a dose na sexta-feira. Na quarta-feira (26) foi a vez dos profissionais da educação infantil das redes particular e privada. Na quinta-feira (27) os profissionais que atuam do 1º ao 5º ano foram imunizados.
Os motoristas de ônibus municipais e metropolitanos da cidade e fiscais dos coletivos começaram a ser imunizados a partir de quarta-feira.
Em Juiz de Fora a vacinação de motoristas e cobradores de ônibus ocorreu entre os dias 17 e 21 de maio. Os profissionais tiveram que fazer um pré-cadastro no site da prefeitura e se apresentaram conforme ordem alfabética.
Fonte: Rádio Itatiaia
0 Comentários