Assustador: Santa Luzia registra 178 novos casos e 32 mortes por Covid-19 em 7 dias

Atingimos a marca mais mortal desde o início da Pandemia de Covid-19 na cidade de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Santa Luzia em sua página oficial no Facebook (dados de Abril e maio foram retirados do site oficial), mostram um salto gigantesco no número de mortes por covid-19 nos últimos 14 dias. 

Na semana do dia 19 ao dia 25 foram registrados 132 novos casos de Covid-19 e 15 Mortes. Na última semana forma 178 novos casos e 32 mortes, praticamente mais que o dobro de registros de mortes pela doença na cidade. É o maior índice até então e que não para de crescer. 

O Mês de Abril foram registrados 690 novas infecções pela Covid-19 na cidade e 85 mortes (média de 2,8 mortes por dia). São números muito impressionantes. Enquanto a média de mortes vem sendo reduzida devido a vacinação em Belo Horizonte, Santa Luzia segue na contra-mão. 

Hospital São João de deus com 100% de leitos de UTI Ocupados

O Hospital referência e que comporta praticamente todo o investimento de suporte às vitimas da Covid-19 em Santa Luzia mantém praticamente todos os leitos de UTI ocupados desde o dia 27 de Janeiro. São quase quatro meses sem vagas de UTI ou respiradores no Hospital da cidade. A pouco menos de duas semanas foram abertas novas vagas de enfermaria através da implantação de um hospital de campanha (que não supriu a demanda da unidade).

Subnotificação

Em Janeiro deste ano o Portal Observatório Luziense denunciou a manutenção de serviços não essenciais abertos na cidade e a grande subnotificação de casos de Covid-19 notificados pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Luzia. Segundo o informativo, "Até o dia 31 de dezembro, o número de casos suspeitos em Santa Luzia chegou a 22.781. Desses, 8.390 foram descartados e 3.750 confirmados. Contudo, os outros 10.641 casos não passaram por investigação laboratorial e, com isso, foram registrados e divulgados apenas como uma “síndrome gripal inespecífica”. Se a proporção de infecção dos casos não-testados for no mínimo igual à dos testados, o número de casos confirmados de Covid-19 na cidade seria de mais de 7 mil. Apesar da subnotificação e do crescimento dos números da pandemia, Prefeitura decide manter serviços não-essenciais abertos. 

Cinco meses depois a situação se repete e os dados divulgados nos boletins da Prefeitura de Santa Luzia, batem apenas com os casos notificados por internações na capital. Os casos de infecções e mortes nas unidades de saúde da cidade tem faltado nos boletins divulgados pela pasta.