Foram quase 7 dias sem registros de mortes dos dias 20 a 23 de julho. A situação se inverteu na semana passada, onde 11 pessoas perderam a vida vítimas da Covid-19. 

A Covid-19 continua ceifando vidas em Santa Luzia. Enquanto a Secretaria Municipal de saúde segue mudando o cronograma de vacinação para dar preferência a profissionais de áreas públicas no intuito de voltar suas atividades, pessoas abaixo dos 36 anos ainda não receberam a primeira dose da vacina. 

BAIXO VOLUME DE VACINAS

Nas redes sociais são várias as queixas de Luzienses que compareceram aos postos de saúde e não foram imunizadas. Outros reclamaram da falta de organização das filas. Segundo Frida França "Se conseguir achar pode tomar sim, hoje fui no posto trocar minha receita o que demorou 2 horas, uma desorganização total não estavam atendendo na ordem de chegada, fui a segunda da fila e só observando quem chegava depois saindo primeiro. No período que fiquei esperando tinha muita gente procurando a vacina e a enfermeira explicando que não tem, Um senhor disse que tem 15 dias que vai todo dia no posto ver se chegou e informaram que não tem nem previsão. E disseram que tem que ir no posto todo dia ou ligar todo dia pois, eles não entram em contato pra avisar". 

Já Carmelita Silva afirmou que o marido não encontrou a vacina anunciada no posto "Meu marido chegou sexta feira no posto pra tomar a vacina e não tinha Isso é um total desrespeito com a população já que não tem vacina pra todo mundo pra que anuncia. Meu marido perdeu um dia de trabalho pra ir tomar a vacina e não tinha".

MAIS DE 8.500 CASOS E 11 MORTES EM UMA SEMANA

Os Números de casos continuam em uma constante, média de 15 novos casos por dia. Já o número de mortes cresceu vertiginosamente em apenas uma semana. De apenas um registro na semana de 19 a 23 de Julho para 11 mortes na semana passada. 

Infelizmente, a imunização em Santa Luzia breca na iniciativa da Secretaria Municipal de saúde de desviar-se do calendário e priorizar grupos que não estavam inicialmente previstos pelo SES-MG. BH está imunizando pessoas a partir dos 35 anos e Santa Luzia ainda está nos 36 (desde a última quinta-feira). 

BAIXO ÍNDICE DE IMUNIZAÇÃO COMPLETA PREOCUPA APÓS REABERTURA DE PRAÇAS

Segundo o Vacinômetro do Ministério da saúde, pouco mais da metade da população adulta (18 anos ou mais) receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na cidade. Já a segunda dose o índice é bastante preocupante. Apenas 19,44% da população luziense alvo foi imunizada. No total 94.493 pessoas receberam a primeira dose da vacina e 28.952 a segunda dose. Apenas 3.883 receberam a vacina de dose única. 

A baixa imunização completa é um dado preocupante, haja vista que as praças seguem lotadas durante a semana e as feiras livres (como é o caso da feira do palmital e da praça da juventude) reúnem milhares de pessoas nos fins de semana.