Aplicação da vacina contra a COVID-19 do fabricante Astrazeneca está suspensa em Santa Luzia. Demais imunizantes seguem sendo aplicados normalmente nesta semana.

A aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19 do fabricante Astrazeneca está suspensa em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Desde quarta-feira (25/8) os postos não estão tendo o imunizante para completar o ciclo.

Em comunicado, a secretaria de Saúde de Santa Luzia informou que a suspensão é momentânea devido à falta do imunizante e tão logo as novas remessas da vacina sejam enviadas à cidade, pelo governo do Estado, o complemento da Astrazeneca será retomado.   

CLIQUE E SAIBA MAIS

A aplicação da segunda dose das demais vacinas seguem ocorrendo normalmente, assim como da primeira dose com imunizantes de outros fabricantes.

As vacinas quando encaminhadas aos municípios pela secretaria de estado da Saúde, já vem com orientações, por meio da nota de envio, sobre a finalidade da aplicação. Conforme orienta o PNI, as vacinas destinadas à segunda dose são armazenadas na central de frio do Estado e não nos municípios. Santa Luzia havia programado o recebimento de 20.895 doses até o dia 30 de agosto e contabilizando as doses recebidas hoje, 26 de agosto ainda restam 5 mil pessoas sem tomar a D2 da AstraZeneca”, completou a nota.

Vacinação por idade continua com outros imunizantes

Nesta sexta-feira (27/8) as pessoas de 24 anos serão vacinadas em Santa Luzia. A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município das 9h às 16h e, segundo a prefeitura, depende da disponibilidade das doses.

É necessário que cada pessoa procure a unidade de Saúde de sua referência e leve documento de identidade e CPF (cópia e original) e comprovante de residência.


Fonte: Jornal Estado de Minas