Retomada das aulas presenciais em Santa Luzia ainda não foi definida pela Secretaria Municipal de educação da cidade. A vacinação infantil ainda engatinha, tendo iniciado por crianças com comorbidades. O executivo sequer divulgou um cronograma de vacinação para os demais grupos. Sabará iniciará o ano letivo no dia 07, Contagem retornará dia 9. Betim e Belo Horizonte devem iniciar as aulas presenciais no dia 14 de Fevereiro. 


Rede Estadual

Já na rede estadual de ensino em Minas Gerais a volta às aulas está marcada para o dia 07 de Fevereiro. Segundo o secretário de estado de saúde, a maior parte dos alunos tem mais de 12 anos e já foi vacinada contra a Covid-19. 

Novo protocolo 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) publicou um novo protocolo sanitário para o retorno às aulas presenciais em 2022.

Os procedimentos a serem adotados em caso de confirmação de Covid-19 entre os alunos mudaram. Agora, somente nas turmas em que mais de 30% dos estudantes testarem positivo, todos deverão ser afastados do ambiente escolar por cinco dias – antes, o protocolo previa a suspensão das aulas de turmas com mais de uma infecção.

Segundo o documento, alunos que testarem positivo para Covid-19, apresentarem sintomas da doença ou tiverem contato próximo com algum contaminado não devem comparecer ao ambiente escolar e precisam comunicar a situação à instituição.

O novo protocolo revoga a recomendação de escalonamento de horário para entrada e saída dos alunos, mas mantém a orientação de controle do fluxo para evitar aglomerações nos momentos de troca de turnos.

O documento atualizado ainda revoga diversas outras normas, como a proibição do uso de celular nos refeitórios, a limitação de número máximo de visitantes aos prédios das escolas e a flexibilização da obrigatoriedade da utilização de uniforme.

A SES-MG ainda incentiva o uso correto de máscaras, a higienização das mãos e a limpeza frequente das instalações em todas as escolas do estado.

Vacinação

O protocolo diz que "a vacinação de crianças e adolescentes deve ser incentivada e encorajada" e orienta que os gestores das escolas solicitem a todos os pais a apresentação do cartão de vacina dos filhos.