Um caso de morte por Leishmaniose Visceral, movimentou o setor de Zoonoses durante toda esta quarta feira 19. Agentes percorreram Casas no entorno da Avenida Amália Caldas Vargas no Palmital fazendo testes em cães e gatos. O exame consiste em coleta de sangue da orelha sã do animal para diagnostico imuno-histoquímica e tem a finalidade de detectar se o cão ou gato está infectado com a doença. A Leishmaniose Visceral é transmitida ao homem e ao animal através da picada do mosquito palha, e cujo tratamento canino não é recomendado pelo Ministério da Saúde, embora esta opção seja de decisão do tutor. 

Santa Luzia tem registrado muitos casos da doença há mais de uma década seguidamente e o controle tem sido deficiente neste período. 

Segundo um dos agentes, a ação é devido a um pedido da Secretaria de Saúde estadual, que registrou o caso e ordenou o controle de animais na região. 

Os testes foram realizados no instante da visita e animais infectados foram recolhidos para o Canil Municipal para acompanhamento. 

A Secretaria municipal de Zoonoses de Santa Luzia informa que abandono e maus-tratos de animais configuram-se como crime, devendo ser denunciado junto à Polícia Militar pelo telefone 190.

Por este motivo atenda aos agentes da Zoonoses e realize os testes. Os profissionais ainda recomendaram o uso de coleiras anti mosquito para proteger os animais do vetor da doença "mosquito palha".