O produto chegou ao Brasil depois de um estrondoso sucesso nos EUA.

Depois de estrondoso sucesso nos Estados Unidos, a marca criada por Jaden Smith chegou ao Brasil dividindo opiniões.

As mudanças acontecem depois que um desconforto percorre o ambiente, sendo capaz de fazer com que gerações se mexam em prol de um único objetivo. Conceição Evaristo já dizia com veemência que “desconforto é incômodo necessário”, e isso pode ser encarado de tal forma que seja capaz de alterar o curso da história.

Para Jaden Smith, de 23 anos, a mudança se tornou necessária quando percebeu que o meio ambiente que o cercava estava poluído demais. Foi aos 10 anos, quando estava aprendendo a surfar no Pacífico, que viu uma garrafa plástica boiando ao seu lado. Aquela imagem o impactou de tal forma, que a única saída que enxergava era usar as ferramentas que tinha para mudar a realidade.


Ao lado do pai Will Smith, Jaden criou a Just Water, uma empresa que vende água em embalagens biodegradáveis. As caixas são 82% recicláveis, o que chamou a atenção do público nos Estados Unidos, tornando o produto uma sensação em 2019. O produto chegou ao Brasil custando, em média, R$ 7,90.

Com envolvimento em causas sociais há muitos anos, Jaden Smith já protagonizou a criação de um food truck de comida vegana gratuita, destinada à população em situação de rua e em vulnerabilidade social. A Just Water já existe desde 2015, e a empresa vendia água que vinha do interior de Nova Iorque, mas não era produzida nas caixinhas que vemos atualmente, e sim em uma embalagem de plástico reciclado.

Atualmente, a água vem de uma nascente em Glens Falls, nos Estados Unidos, conhecida por sua pureza incomparável, e também pelo distanciamento dos grandes centros, o que garante a limpeza do recurso. A marca também é comercializada em alguns países da Europa, na Austrália e na China, também fazendo muito sucesso.

Em março de 2019, Jaden lançou a marca oficialmente, com embalagem feita de recursos renováveis e tampa feita a partir da cana de açúcar, tudo para combater o alto número de lixo plástico produzido e descartado de maneira incorreta no mundo. O material é responsável pela altas emissões de carbono no planeta atualmente, sendo considerado um dos principais problemas ambientais.

A caixa da água é feita de papel fabricado de árvores certificadas pelo Conselho de Manejo Florestal (54%), plástico plant-based (28%), filme plástico (15%) e alumínio (3%). A marca também se responsabiliza pela diminuição do desperdício gerado durante a produção, garantindo que recursos preciosos não sejam jogados pelo ralo.

Porém, o produto vem dividindo opiniões no país, principalmente em São Paulo, onde fez sua estreia. O motivo? O preço! Sim, os consumidores brasileiros têm reclamado do valor do produto, isso porque até mesmo nos Estados Unidos não tem lá um precinho muito agradável. Um pacote com 25 embalagens custa US$ 34 (algo em torno de R$ 150).

Já no Brasil, em alguns lugares, o preço pode variar de R$ 8 a R$ 13, preço que não está agradando, já que uma garrafinha de água no supermercado sai por volta de R$ 2.

Ainda assim, a empresa defende o produto, explicando que a água é 100% oriunda de nascente de origem montanhosa, e é por isso que é rica em minerais e naturalmente alcalina. Ambas as bacias montanhosas de onde vêm as águas são reabastecidas anualmente com chuva e neve. Eles não usam água que a comunidade vizinha precisaria de outra forma. Sendo sustentável e prática.