A sinusite é uma inflamação que acomete os seios nasais, provavelmente você já ouviu falar a respeito desta doença que é relativamente comum, milhões de pessoas em todo o mundo desenvolvem pelo menos uma vez este quadro infeccioso.

Entretanto, neste caso, a jovem Natasha Gunther, de 25 anos, viveu um dos piores momentos de sua vida ao ser diagnosticada com um quadro grave de sinusite.

Natasha contou que devido a um mal-estar procurou ajuda médica e foi diagnosticada com sinusite, ela revelou que já havia passado por tal situação anteriormente e foi medicada com antibióticos.

Porém, algum tempo depois os sintomas pioraram consideravelmente, ela precisou retornar ao hospital e descobriu que estava em estado grave. Após a realização de uma tomografia a equipe médica descobriu que Natasha tinha uma grande quantidade de bactérias estafilococos e estreptococos alojados no cérebro.

A jovem foi submetida a uma neurocirurgia de emergência onde parte do seu cérebro e crânio precisaram ser removidos.

Quais são os principais sintomas da sinusite?

A sinusite se caracteriza pela inflamação dos seios nasais, que são as cavidades existentes ao lado das vias aéreas superiores.

As cavidades têm uma função muito importante. Trabalham 24 horas aquecendo o ar inspirado, protegendo assim nossa respiração e a nossa voz, já que também ajudam a preservar a laringe”, afirma o otorrinolaringologista Luiz Carlos Sava.

Existem dois tipos de sinusite:

Sinusite viral – Mais comum e menos grave.

Sinusite bacteriana – Oferece mais risco a saúde.

Principais sintomas da sinusite:

- Congestão nasal;

- Sensação de pressão na região do nariz, bochecha e na região dos olhos;

- Dor de cabeça;

- Fadiga;

- Febre.