A maioria das pessoas já apresentou manchas roxas em suas peles. Afinal, se trata de algo comum. Contudo, nem todos podem estar atentos as suas causas, e justamente, neste artigo, será explicitado os três principais motivos para o aparecimento de manchas escuras na pele.

Essas manchas costumam ser causadas por um rompimento de vasos sanguíneos naquela região, causando um extravasamento de sangue.

As três principais causas estão relacionadas com: fragilidade capilar, doenças que alteram o processo de coagulação no sangue e com o uso de alguns remédios.

Lembrando que essas manchas costumam aparecer e desaparecer sem grandes esforços e geralmente não causam sintomas. Apenas fique atento se o aparecimento destas manchas é algo muito comum, caso a resposta seja positiva, procure um médico para maiores esclarecimentos.

1) Fragilidade capilar 

Quando os vasos capilares estão muito fragilizados, eles acabam se rompendo, e então, surgem as manchas roxas. Existem diversos fatores que podem desencadear isso, como a falta de vitamina C, o envelhecimento, alergia, estresse, ansiedade e até mesmo a genética.

Uma boa opção de tratamento é aumentar o consumo de vitamina C ou passar uma pomada para hematomas.

2) Doenças que causam alteração na coagulação do sangue 

Essas doenças causam redução nas plaquetas, e com isso, surgem as manchas. São essas: zika, dengue, doenças autoimunes, doenças relacionadas ao fígado e doenças da medula óssea.

A melhor forma de tratamento é procurar um médico para mais informações.

3) Uso de remédios 

Alguns remédios alteram o funcionamento do sangue. Nestes casos, é bom consultar um médico e questionar se pode ocorrer uma troca do medicamento, caso as manchas se tornem algo muito comum.

Via: loreal-paris.com.br