Não é verdade que o museu de cera Madame Tussauds instalou uma estátua do presidente Jair Bolsonaro (PL) na fachada de sua filial em Amsterdã, na Holanda, como alega o narrador de um vídeo que circula nas redes sociais (veja abaixo). A instituição afirmou que a escultura mostrada na gravação não representa uma pessoa real.

Publicações com o vídeo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (27). Publicações semelhantes também circulam no WhatsApp, onde não é possível estimar o alcance.

É falso que uma das duas estátuas posicionadas na fachada do museu de cera Madame Tussauds em Amsterdã, na Holanda, seja uma representação do presidente Jair Bolsonaro (PL), como sustenta o narrador do vídeo checado. A figura masculina de jaqueta e calça jeans não é inspirada em uma pessoa real, segundo a assessoria da instituição.

Então, são basicamente as únicas pessoas não famosas do Madame Tussauds”, ressaltou o museu, em nota, sobre as duas estátuas posicionadas na parte externa do prédio.

As esculturas já estavam presentes na fachada do museu, que fica na Dam Square, centro de Amsterdã, antes de Bolsonaro ser eleito presidente do Brasil. Segundo a assessoria da instituição, a decoração é a mesma desde 1970.

O museu, que tem filiais em diversos países, não dispõe de nenhuma estátua de cera de Jair Bolsonaro. Outras personalidades brasileiras já foram homenageadas, como a modelo Alessandra Ambrosio, o piloto Ayrton Senna e o jogador de futebol Pelé.

Referências:

1. Madame Tussauds

2. Vogue

3. Terra

4. NY's City Guide