Uma grande rebelião provocada pelo enfrentamento de duas facções criminosas deixou dezenas de mortos e centenas de feridos.

O confronto das duas facções aconteceu nesta segunda-feira (9), em um complexo presidiário localizado no Equador.

As facções rivais batizadas como “Los Lobos” e “R7”, partiram para o confronto no centro de detenção Bellavista, localizado na cidade de Santo Domingo, na Região Metropolitana de Quito, capital do Equador.

Por causa da rebelião as autoridades daquele país ativaram os “protocolos de segurança”, para conterem os distúrbios.

Segundo as autoridades locais 43 mortes foram confirmadas, há centenas de feridos, e que pelo menos 112 detentos tentaram fugir em meio rebelião, mas todos foram detidos pelas forças de segurança e ainda se encontram dentro do complexo presidiário.

Patricio Carrillo, ministro do Interior do Equador, afirmou que a situação já está controlada, entretanto, dezenas de familiares dos internos na instituição continuam desesperados em busca de notícias.

Presidiários com ferimentos no rosto foram socorridos e levados em ambulâncias e caminhão para unidades de saúde da região. Os agentes de segurança afirmaram que irão realizar uma varredura no presídio na tentativa de encontrar armas, os líderes das facções criminosas serão transferidos para outras unidades prisionais.

Em pouco mais de um ano, aproximadamente 350 detentos foram assassinados em cinco rebeliões em diferentes centros de detenção equatorianas. Guillermo Lasso, presidente do Equador afirmou que os problemas nas instalações de detenção, refletem o que acontece na sociedade equatoriana, onde traficantes disputam território e controle das rotas do tráfico.