Marcius Melhem está sendo acusado de assédio e importunação sexual desde 2020 e tem tentado provar que a reação com Dani Calabresa foi consensual. Em estratégia de defesa, ele apresentou cerca de 270 mensagens trocadas com a humorista, através do WhatsApp. As conversas mostram um clima amistoso e indicam flertes recorrentes. Em uma delas é comentado sobre beijo em festa.

Em torno de 27 conversas entre Marcius e Dani, datadas de 2016 a 2019 constam dos autos da investigação. Pelo menos 12 testemunhas ouvidas pela Polícia Civil negam que houve assédio do ex-diretor da Globo a atriz. Cerca de outras dez afirmam que sabiam sobre o assédio, mas nunca presenciaram…

A coluna UOL – SPLASH acompanhou o caso por mais de um ano e publicou as mensagens após a obtenção dos autos da investigação, pois elas são de extrema importância para esclarecer o que houve. As conversas mostram a relação entre Melhem e Calabresa antes da humorista ir a Polícia Civil, em 2020.

Em sua defesa, Dani diz que “fingia não notar os excessos” e que sentia “medo, receio”. Ela também afirma que “fingia normalidade para poder preservar sua carreia” e acusou Melhem de prejudicar sua carreira na Globo. Em seus depoimentos, Marcius admitiu que deu em cima de Calabresa após separação com Marcelo Adnet, em 2017, mas negou ter assediado ou ter feito algo agressivo a ela. Melhem que estava solteiro desde 2016 alegou que Calabresa retribuiu as mensagens, além de mostrar nudes e, muitas vezes mandou textos de cunho erótico pra ele. Todas as conversas constam nos documentos.

Mensagens usadas por Melhem em sua defesa

Calabresa alega que desde sua chegada na Globo em 2015, Marcius Melhem teve um comportamento inadequado, agindo de forma inapropriada com suas subordinadas, inclusive “se excedendo em toques, apertos e tentativas de beijos”.

Para se defender das acusações, Melhem utilizou das conversas da época, com intenção de mostrar a relação íntima com a atriz naquele período. A primeira mensagem que a coluna UOL – SPLASH teve acesso é de 27 de novembro de 2016, às 21h59.

Calabresa: Obrigada, você me trouxe para trabalhar, mas vc não tem ideia de como sou feliz no Zorra. 2 anos de um trabalho feliz demais! OBRIGADA (emojis com beijinho e corações).

Melhem: Meu amor. Eu que agradeço a confiança. Fico feliz demais com a sua indicação. Tá só começando. Vamos juntos (emoji de coraçõezinhos)

Envio de nudes

Durante uma troca de mensagens em 1 de junho de 2017, à 0h00, Dani escreve:

Calabresa: Obrigada mil vezes por lembrar de mim (emoji coração) melhor convite

Melhem: Te amo sem você me mandar um nude, olha que puro! É nosso! Eu sou eternamente grato por confiar em mim. E vou te fazer muito feliz. Ainda na globo. Tá só começando

Calabresa: Ahahahahaha mostrei sem vc pedjirrrr!!!! Agora vou ter de mandar pro Cinti, pra dá força.. caralho viu rs (emoji triste e coraçãozinho).

Melhem: Hahah pqp! Mostrou e eu lembro de cada detalhe? sofrendo com Cinti e mais gente querida (nota: eles se referem ao ator Claudio Cinti, demitido da Globo havia pouco tempo)

Calabresa: Te amo Marcius obrigada MIL VEZES!!!!!!! Beijo!!!!!!

Melhem: (emoji de coração e beijinho)

Durante uma festa na casa do diretor Maurício Farias, em 17 de abril, Calabresa conta que Melhem “arrancou” o celular de sua mão quando soube que ela tinha nudes. A atriz diz ter ficado constrangida porque ele teria começado a olhar as fotos e fazer comentários “lascivos”. Duas testemunhas negaram que Melhem teria arrancado o celular da mão dela. Ainda declararam que Dani estava mostrando as fotos e fazia isso com alegria.

Calabresa disse que em 4 de novembro, numa festa do Zorra, Melhem tentou força-la a entrar em um banheiro com ele e que os atores Luis Miranda e George Sauma a protegeram. Sauma negou em seu depoimento que isso tenha ocorrido. Ele afirmou que só soube da história do assédio por conta da revista Piauí. Outras duas pessoas que estavam no local afirmaram que a cena vista parecia ser consensual. Calabresa negou.

Melhem se defendeu utilizando o diálogo abaixo, no dia seguinte à festa e afirma que ele e a humorista chegaram a se beijar de maneira consensual.

Melhem: Ei, Dani! Se você lembra o que a gente falou ontem? rsrs ?esse recado prova que a gente trocadia mensagens no dia seguinte (coraçãozinho). Adorei toda maluquice da festa de ontem (emoji de um dançarino e de uma placa ‘proibido para menores de 18). O que você não lembrar eu te conto (piscadinha). Beijo, Marcius (o que não é nada frio).

Calabresa: Meu Deus bom dia rs (emojis de macaquinhos tampando os olhos). Não lembro o que a gente “falou”, só dos 7 GINS que eu tomei? E de alguns beijos (macaquinho, coração, gotinhas)

Melhem: Hahah bom dia. Eu, como não bebo, lembro de mais um pouquinho. Dos beijos e de algumas coisinhas mais. Adorei toda a loucura de ontem. Entendeu por que não fico nas festas? Eu fico bêbado junto. Manda beijo pra Maíra. Pessoal tava combinando uma festinha/videokê lá em casa sábado que vem, dia 11. Bora? (emojis de piscadinha e beijinho)

Calabresa: Tô saindo do Zorra (macaquinho) ahahah. Mas embalo minha amiga Maira num plástico bolha e mando pra sua casa (piscadinha)


Investigações

A Globo investigou a denúncia de assédio feita por Dani em 2019. As investigações foram feitas pelo DAA (Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico), que não constou provas e deu o caso como encerrado no início de 2020. Ao saber da decisão tomada, Dani Calabresa procurou a Polícia Civil. Após meses ouvindo testemunhas, o setor também arquivou o procedimento.

Hoje a investigação de assédio e importunação sexual está em andamento na Deam (Delegacia Especial de Atendimento à Mulher), no Rio de Janeiro; uma ação cível movida por Melhem contra Calabresa por danos morais; e outra ação movida por Dani contra o ex-diretor por ele ter divulgado a troca de mensagens entre ambos. Os três casos estão correndo em segredo na justiça e ainda não se sabe o prazo para que sejam finalizados.