A varíola dos macacos é extremamente contagiosa e já foi confirmada em vários países do mundo.

Neste último domingo (29), a Organização Mundial da Saúde (OMS), 257 casos da varíola dos macacos foram confirmados em 23 países.

Nesta segunda-feira (30), o Ministério da Saúde confirmou que investiga 3 casos suspeitos de varíola dos macacos no Brasil, um na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, um na cidade de Dionísio Cerqueira em Santa Catarina e um outro caso em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul.

Ainda segundo as primeiras informações em Santa Catarina trata-se de uma mulher de 27 anos, ela foi internada e os sintomas começaram no último dia 24 de maio.

A paciente de Santa Catarina apresentou erupções cutâneas agudas do tipo papulovesicular em várias regiões do corpo. A mulher que está sob suspeita de ter contraído a varíola dos macacos também apresentou disfagia, mialgia, astenia, febre e linfonodomegalia.

Entretanto, vale ressaltar que até este momento não há nenhum caso confirmado em território brasileiro.

O Ministério da Saúde afirmou que os casos suspeitos estão sendo acompanhados de perto e que os pacientes estão isolados e se recuperando.

O Ministério da Saúde está em contato com Estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde”, diz o comunicado.

No último dia 23 de maio o Ministério da Saúde afirmou que havia criado uma sala de monitoramento por causa da varíola dos macacos no Brasil.