O Ex Prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier (PSD) foi eleito o primeiro deputado estadual da cidade na Assembléia Legislativa (ALMG). O Delegado conquistou 83.535 votos.

Iniciando sua carreira política em 2012, quando tentou o cargo de vereador pela cidade e perdeu para os caciques da política local, Christiano até então era aliado do ex prefeito Carlos Calixto. Em 2015 sua equipe tentou costurar uma aliança com a ex prefeita da cidade Roseli Pimentel, o que acabou não acontecendo. Na época, um áudio vazou nas redes sociais mostrando um dos assessores do delegado oferecendo apoio nas eleições municipais em troca de indicação ao cargo de delegado regional em contagem. Além da recusa, a ex prefeita ainda vazou o conteúdo na internet. O fato causou mal estar entre os ex aliados. 

Em 2016, Christiano conseguiu a promessa de indicação pelas mãos do sindicalista Fabian Schettini, com a condição que encabeçasse uma chapa com o novo parceiro como vice. Perderam a eleição após conquistarem uma votação expressiva. 

Pouco após as apurações dos votos, a ex prefeita, usou de um carro de som para desabafar diante dos inúmeros ataques que havia sofrido durante a campanha e acabou ofendendo o adversário e sua equipe. Começava ai um processo de perseguição que culminou em sua prisão e cassação de seu mandato. Após ser réu em um processo de impeachment bastante duvidoso, a prefeita renunciou ao cargo. 

Por isso, em 2018 a cidade teve eleições suplementares e sem adversários, Christiano acabou eleito, tendo Pastor Sérgio como Vice. Em 2020 foi reeleito após ser réu em um processo de impeachment bastante turbulento e colecionar denúncias no Ministério Público. À época, o ex prefeito dizia ser vítima de perseguição política. Durante seu governo, vários de seus Secretários foram afastados, após denúncias do Ministério Público, por corrupção e lavagem de dinheiro. 

Christiano renunciou à Prefeitura de Santa Luzia em 2021 para concorrer ao cargo de deputado Estadual, alcançando uma votação bastante significativa. Agora ele assume uma cadeira na ALMG.