Uma pesquisa realizada pelo Instituto Realtime Big Data com 1.200 pessoas entre os dias 14 e 15 de junho de 2023 e divulgada pela Rede Record Minas, apontou que 25% dos luzienses consideram o transporte público Regular e 48% Ruim ou Péssimo. 22% acham o serviço Ótimo ou bom e 5% não souberam ou não opinaram. 

A opinião de 73% da população difere do Ex Prefeito Christiano Xavier (que não usa transporte público) que categoricamente disse que o serviço é excelente "Totalmente dentro da média nacional". 

https://www.infodrivesolucoes.com/

O ex chefe do executivo ficou famoso por apoiar o monopólio no transporte publico municipal e usar os recursos da prefeitura para apoiar o empresário que presta este "desserviço" na cidade. Além de propagandas para exaltar a empresa, o ex prefeito não cumpriu a promessa de campanha de promover nova licitação no transporte público e se queixou das inúmeras reclamações dos luzienses sobre a precariedade do serviço "não podemos cair na comoção pública sobre um serviço que está dentro da legalidade. Precisamos fazer um governo responsável". A Rodap responde a ações na justiça após o Ministério Público acatar denuncia de que há irregularidades no contrato entre a empresa e a prefeitura". 

O projeto Tarifa Zero é mais uma tentativa da Prefeitura e o ex prefeito de santa luzia de "abastacer" a empresa com dinheiro público. O projeto visa, mediante aditivos (injeção de dinheiro público) promover a gratuidade do transporte MUNICIPAL no domingo (dia de menor movimento da empresa). 


A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.