Uma mulher de 41 anos procurou a Polícia Militar para relatar um caso de importunação sexual enquanto realizava uma corrida de aplicativo para Santa Luzia, na região metropolitana. Pelo relato da vítima, o motorista, de 40 anos, a importunou por duas vezes.

Pelo boletim de ocorrência, a mulher estava na casa de um parente, quando pediu o aplicativo de volta para a casa por volta de 0h40. Durante a viagem, o motorista teria parado o carro e tentou dar um beijo à força na passageira. 

A mulher se recusou e pediu para o homem seguir a corrida. Perto do destino final, o motorista parou novamente, pegou a mão da mulher e tentou colocar nas partes íntimas dele. Após chegar em casa, a mulher contou o caso aos familiares, que pediu para ela acionar a polícia. O motorista foi identificado pelos militares por meio do aplicativo da Uber. A vítima foi orientada e a ocorrência foi encaminhada para a 3ª Delegacia de Polícia de Santa Luzia. 

Procurada, a Uber informou, por meio de nota, que "considera inaceitável qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres".

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Veja abaixo a nota na integra:

A Uber considera inaceitável qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e acredita na importância de combater e denunciar casos de assédio e violência. O motorista teve sua conta desativada da plataforma assim que a empresa tomou conhecimento do episódio. A Uber se coloca à disposição para colaborar com as autoridades no curso das investigações.

A empresa defende que as mulheres têm o direito de ir e vir da maneira que quiserem e têm o direito de fazer isso em um ambiente seguro. Por isso, desde 2018 a empresa mantém o compromisso de participar ativamente do enfrentamento da violência contra a mulher e segue investindo constantemente em conteúdos educativos contra o assédio para motoristas.

Em conjunto com o Instituto Promundo, foi lançado o Podcast de Respeito e mais recentemente a Uber lançou uma campanha educativa de combate ao assédio em parceria com o MeToo Brasil. Além disso, também em parceria com o MeToo, a plataforma possui um canal de suporte psicológico para apoiar vítimas de violência de gênero, que será disponibilizado para a usuária.

Segurança é uma prioridade para a Uber e inúmeras ferramentas atuam antes, durante e depois das viagens para torná-las mais tranquilas, como, por exemplo, o compartilhamento de localização, gravação de áudio, detecção de linguagem imprópria no chat, botão de ligar para a polícia, entre outros.