Em Live realizada no Gabinete da Prefeitura com a presença do Prefeito, secretário de meio ambiente, da saúde, de obras e a coordenadora de vigilância em zoonoses, o prefeito Pastor Sérgio chamou a responsabilidade pelos focos de arboviroses no município de Santa Luzia, aos munícipes. 

Segundo o chefe do executivo 90% dos focos estão dentro das residências. Sérgio disse ainda que Santa Luzia confirmou 6 casos de Dengue e que a situação na cidade está sob controle. 

O Prefeito pediu ao luziense que olhe o próprio quintal, que dedique alguns minutos do dia para evitar acumulo de água que possa vir a ser focos do mosquito Aedes. Já a Secretária de Saúde, Nádia, pediu ao Luziense que atenda o agente de endemias e empregue as orientações que forem passadas. 

Já o SES (Secretaria de Estado de Saúde de MG) informa que Santa Luzia registrou até o dia 02 de Janeiro 5.427 casos de Dengue e 2.621 casos de Chikungunya. Não Houveram Registros de casos de Zika Vírus (de acordo com os boletins do SES). 

Um dado Preocupante é o registro de uma Morte por Chikungunya no período de 26 de Dezembro a 02 de janeiro. Ainda segundo a Secretária, o Vírus que circula na cidade é do mesmo subtipo que circulou em 2016, o que deverá aumentar a incidência da doença em Santa Luzia. 

O Prefeito anunciou ainda o início dos mutirões de limpeza que devem ocorrer em vários pontos da cidade nos próximos meses.