Santa Luzia conta com 295 casos, sendo 293 casos suspeitos e apenas dois descartados. A informação foi divulgada hoje pela manhã através de Boletim informativo do SES (Secretaria de Estado de Saúde de MG). Secretaria Municipal investiga um caso confirmado de Coronavirus de Paciente Luziense que ficou internado na Capital.

Santa Luzia poderá contabilizar em breve seu primeiro caso confirmado de infecção pelo Coronavirus na cidade ou de um cidadão Luziense. Trata-se de um homem de 40 anos, que atua no ramo de transporte Executivo. A informação foi divulgada hoje pela manhã por um canal local.

Segundo o Jornalista Ramon Damásio, no último domingo, um homem de 40 anos procurou atendimento em um Hospital Particular da Capital, após sentir forte dor de cabela e nas juntas. Na unidade de saúde, o luziense passou por uma tomografia e foi constatado uma mancha no pulmão. A partir dai o paciente foi encaminhado para o isolamento e na Quinta-feira, após melhora em seu quadro clínico foi liberado para permanecer por onze dias de quarentena em casa. Após este período ele deverá voltar a procurar o Hospital para novos exames.

Questionada, a Secretaria Municipal de saúde revelou que foi notificada do caso e este segue em investigação e posterior notificação junto ao SES. A Atualização deverá ocorrer nos próximos dias e divulgado nos Boletins do órgão. Até o momento, o SES não divulgou os 5 casos descartados informados no início da semana pela Prefeitura.


Santa Luzia notificou à Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES) 295 casos suspeitos de Coronavirus na cidade. Os Dados foram divulgados neste Sábado (28) pela manhã. O Último boletim contava 284 casos. Com a Atualização, Santa Luzia mantém o posto entre as dez cidades de Minas com maior número de casos suspeitos da Doença.


Subnotificação de casos é um grande problema em Santa Luzia

O Gráfico mostra a evolução dos casos suspeitos de Coronavirus em Santa Luzia. No Dia 18, o Prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier usou as redes sociais para comunicar Decreto de Emergência para fechamento do Comércio. A consequência foi uma maior procura às unidades de saúde e no dia 19 os casos suspeitos deram um grande salto. Nos dias 19 e 20 o executivo ampliou as medidas de Segurança e na Sexta-feira (20) os Comerciantes foram obrigados a fechar seus comércios. No Sábado e Domingo, os casos notificados quase zeraram. Na Segunda-feira 23 tivemos uma nova grande procura por atendimento e os casos voltaram a decolar. Na Terça-feira (24) tivemos o maior pico de casos até o momento. De lá pra cá as notificações caíram, porém o número de casos mantém o crescimento, chegando a 295 hoje. Se for mantido o ritmo, na segunda teremos cerca de 350 casos suspeitos de Coronavirus na cidade.

Apesar do Crescimento, há dezenas de denúncias de casos subnotificados pela Secretaria de saúde Municipal. Com uma capacidade ínfima de realizar apenas 20 testes, o controle do avanço do virus na cidade tem sido insatisfatório e um risco ao luziense.


Ações Para enfrentar a Crise

Segundo a Prefeitura de Santa Luzia, há uma previsão para o dia 02 de Abril, da abertura de cerca de 50 leitos de retaguarda no Hospital São João de Deus. Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, devem chegar equipamentos, testes rápidos e respiradores. Foi anunciado ainda a contratação emergencial por tempo determinado, de 46 Técnicos em enfermagem e 32 enfermeiros para atuarem no serviço de urgência e emergência e na atenção primária da cidade.


Casos confirmados de coronavírus em Minas sobem para 205; em BH já são 129

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) informou neste sábado, em balanço atualizado, que investiga 18 mortes pelo novo coronavírus no estado. Nessa sexta-feira (27), esse número era 28. O número de infectados saltou para 205 - 16 novos casos em 24 horas. 

Belo Horizonte segue liderando o ranking de infecções, com 129 contaminados. Ainda de acordo com o boletim, os casos suspeitos tiveram nova disparada: são 22.974.

A SES informou que óbitos em investigação são "óbitos suspeitos de Covid-19 que aguardam a realização de exames laboratoriais e levantamento de informações clínicas e epidemiológicas". Segundo a pasta, até o momento foram notificados 38 óbitos suspeitos, sendo 20 descartados para covid-19.

Distribuição dos casos confirmados
           
Belo Horizonte (129), Nova Lima (16), Juiz de Fora (11), Uberlândia (sete), Betim (quatro), Uberaba (três), Contagem (quatro), Divinópolis (cinco), Lagoa da Prata (dois), Mariana (dois), Sabará (três), São João del-Rei (dois) e Sete Lagoas (dois). As seguintes cidades têm um caso cada uma: Boa Esperança, Bom Despacho, Campo Belo, Campos Altos, Carmo do Cajuru, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Ipatinga, Guimarânia, Patos de Minas, Patrocínio, Poços de Caldas e Timóteo.

Três casos não tiveram o município informado.