A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou às operadoras de telefonia e internet uma série de medidas para ampliar o acesso à rede, por conta do avanço no novo coronavírus e das necessidades de trabalho remoto e de isolamento. Entre as ações, está o aumento da velocidade de acesso à internet em banda larga fixa. As medidas estão sendo comunicadas às empresas neste domingo, e valerão para todas as operadoras.
São oito ações determinadas pela Anatel. O órgão determinou que o acesso gratuito ao aplicativo para celulares desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o Coronavírus-SUS. As operadoras deverão adotar medidas de ampliação de acesso a não assinantes (como liberação de redes Wi-fi em determinados locais públicos).
Também deverão adotar medida de ampliação de velocidade de conexão nos acessos fixos à banda larga; promover campanhas publicitárias para divulgação de informações referentes à Covid-19, em especial com replicação daquelas realizadas pelo Ministério da Saúde; garantir a estabilidade técnica do sistema, no sendo de se evitar degradação de qualidade decorrente de ampliação súbita da demanda”
A Anatel determinou ainda flexibilizar prazos de tratamento de casos de inadimplência por parte dos consumidores em áreas sob restrições de deslocamento; adoção de medidas de priorização no atendimento a solicitações de reparos em estabelecimentos de saúde e serviços de urgências; e divulgação de práticas de higiene e restrição de aglomerações no atendimento pessoal ao público externo e nos ambientes de call center.
O ofício é assinado pelo presidente interno da Anatel, Emmanoel Campelo. “Com um cenário de maior distanciamento físico entre as pessoas, requisições de quarentena e de trabalho remoto, as conexões de acesso às redes se tornarão ainda mais essenciais. A preservação de fluxos de trabalho, de ensino, de acesso a informações sobre saúde e também de lazer, dependerá em grande medida dos serviços de telecomunicações”, diz ele.
Fonte: O Globo
0 Comentários