Divulgado hoje no Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Minas Gerais, a notificação do 5º caso confirmado de Coronavirus na cidade de Santa Luzia. Com a notificação Santa Luzia entra de vez na Rota do Covid-19 no estado.


O último Boletim Local divulgado pela Prefeitura de Santa Luzia, data da sexta-feira 17 e aponta 731 casos suspeitos de Covid-19, sendo quatro confirmados e 93 descartados. Na manhã desta Segunda-feira (20) mais um caso foi confirmado na cidade. O Boletim do SES difere das informações divulgadas pela Prefeitura no número de casos descartados.


O Boletim do SES aponta metade dos casos descritos pela Prefeitura como descartados. O Executivo Luziense atesta 93 casos descartados, enquanto Boletim do SES aponta 49.

Pandemia no Brasil

No mundo já passam de 2.416.135 o número de casos confirmados de Covid-19, sendo 165.939 mortes. Até o meio dia desta Segunda-feira (20) o Brasil havia contabilizado 39.144 casos de Covid-19, com 2.484 mortes.

Casos na Periferia em Santa Luzia Preocupam


O Boletim divulgado na última sexta-feira pela Prefeitura mostra dados preocupantes sobre as medidas de isolamento social implantadas pela Prefeitura.

O Bairro Palmital, maior foco de casos suspeitos de Covid-19 em Santa Luzia, ficou mais de duas semanas sem um aumento expressivo no número de casos vindo a uma decolada este fim de semana. No dia 16 haviam 149 casos notificados no Bairro. Na Sexta (17), subiram para 164, 15 casos à mais. O bairro São benedito é um dos que mais aumentaram o número de casos suspeitos. Na semana passada eram 70 casos, na sexta eram 107.

Segundo o Mapa do SES, o primeiro caso confirmado veio da SEDE, porém os casos sub-notificados, podem apresentar distorções e impactar diretamente no controle que vem sendo feito pela Secretaria de saúde local.

Isolamento parcial

Mesmo com obrigatoriedade do uso de máscaras pela cidade, reforço na fiscalização na Avenida Brasília e relaxamento nas medidas de restrição do comércio na cidade, é possível perceber que não há controle algum nos bairros mais atingidos. Fora da Avenida Brasília, o controle no são Benedito não existe. No Palmital, Bairro mais afetado pela Covid-19 na cidade, o comércio permanece aberto e aglomerações são comuns, mesmo diante da presença da polícia Militar.