TAQUARAÇU DE MINAS COVID-19

A Vítima é uma senhora de 85 Anos que foi internada em BH com complicações devido a Diabetes e acabou infectada pelo Covid-19 no Hospital. Sete dias após alta, acabou morrendo em casa enquanto dormia. 

Há cerca de duas semanas, Taquaraçu de Minas era a única cidade da Região Metropolitana de BH a não registrar casos de Covid-19. O Boletim divulgado pela Prefeitura na Quinta-feira, aponta quatro casos confirmados e uma morte. Destes 1 está em isolamento e dois já se recuperaram. A cidade notificou até o momento 35 casos. 

Covid-19 taquaraçú de minas

Primeira Morte por Covid-19

Segundo o Secretário de Saúde do Município, Rodrigo Gazeto, a Primeira Vítima fatal da cidade trata-se de uma senhora de 85 anos diabética, hipertensa e cardiopata que ficou internada em um hospital da capital. Durante o período em que esteve na unidade de saúde acabou contraindo a Doença. Recebeu alta e após sete dias veio à óbito enquanto dormia. Ainda de acordo com Gazeto, toda a família da paciente está em isolamento e sendo monitorada pela vigilância epidemiológica da cidade. Todos moram na área urbana do Município.


COVID-19 TAQUARAÇÚ DE MINAS
O prefeito da Cidade, Cidinho Ferreira confirmou que o primeiro caso de Covid-19 na cidade ocorreu no fim do mês de junho e tratava-se de uma mulher de 50 anos que provavelmente se infectou em Belo Horizonte ou Santa Luzia, cidades que fazem divisa com Taquaraçu. A cidade decretou fechamento do comércio desde o dia 20 de março e proibiu o acesso às praias, barrancos e afluentes do Rio Taquaraçu. 

No Facebook, uma página denominada "A Voz do engenho" alerta para o descumprimento das medidas de restrição por parte de turistas e usuários dos rios da região:

aglomerações

Segundo a nota, há aglomerações na região, inclusive com uso de micro-ônibus para deslocamento dos infratores. A prefeitura declara que intensificou a fiscalização na cidade e instalou barreiras sanitárias nas divisas para evitar a propagação da doença e educar o visitante para o risco de contágio do vírus.

Taquaraçu não conta com leitos de CTI e nem UTI e as unidades de referência estão na capital e em Santa Luzia. Em Belo Horizonte, os hospitais de referência Eduardo de Menezes e Santa Casa estão com sua capacidade reduzida e não possuem mais leitos de CTI para tratamento de pacientes com  Covid-19. Em Santa Luzia, o Hospital de campanha, São João de deus não tem autorização do Ministério da saúde para usar seus leitos no Tratamento de pacientes de Covid-19. A unidade de saúde sequer poderia estar recebendo reformas, visto que sua situação ainda é irregular.