Christiano Xavier apresentou seu plano de Governo para a administração 2021 a 2024, NÓS ANALISAMOS!

Com uma grande quantidade de comissionados (muitos sem experiência para as funções que executam), Falta transparência na divulgação de dados públicos, demora no atendimento nas repartições públicas, falta de medicamentos nos postos e na farmácia da prefeitura, mortes sem explicação no PA infantil e Adulto, demissões de idosos para contratação de comissionados que fizeram campanha durante as eleições, ameaças a vereadores e dois pedidos de impeachment são marcas negativas do Governo Xavier. Ele quer voltar e vai pedir o seu voto. Analisamos seu plano de governo: Confira as principais propostas abaixo:

GESTÃO E PARTICIPAÇÃO

O Candidato promete implementar a sub sede administrativa da Prefeitura na Região do São Benedito

A proposta foi tentada durante o governo Dr Gilberto e a sede acabou sendo implantada no centro de BH (o que facilitou um pouco a vida dos luzienses). O Grande problema é o caos que virou o Bairro são benedito após a implantação do estacionamento Rotativo. Motoristas estão sendo multados mesmo em locais permitidos. Com o transporte publico a preço do ouro, fica dificil buscar atendimento em qualquer ponto da cidade. Seria mais vantagem um posto em BH, como ocorreu na gestão Dr Gilberto.

Reforma da Sede da Prefeitura

A promessa de reforma do antigo prédio da prefeitura está em andamento desde o início de sua gestão e ainda não foi concluída. Há centenas de impedimentos e um deles são recursos. A Obra provavelmente custará caro aos cofres públicos (+- 2,5 milhões). Uma das premissas de Calixto usar o antigo frigorífico como sede do executivo, era justamente para cortar gastos.

Digitalizar os serviços Públicos

É uma promessa vaga, afinal a digitalização dos serviços públicos é obrigação da gestão e um dos pressupostos para que a prestação de serviço ocorra. A proposta foi sugerida pelo candidato em 2016 e 2018, porém não foi implantada. 

Criação de Central de atendimento Virtual

Já existe a Ouvidoria da Prefeitura, que infelizmente não funciona. De Julho de 2018 a Setembro de 2020, o serviço não tem atendido de forma satisfatória o luziense. Bastaria ao prefeito fazer com que o serviço funcionasse em vez de buscar criar algo novo. Em Agosto do ano passado, o antigo responsável pela ouvidoria, foi demitido após desentendimento político com o prefeito. O responsável pelo canal que deveria registrar queixas e solicitações dos munícipes era indicação política. 

Realizar concessão da rede de Fibra ótica municipal para utilização do Munícipe nos prédios públicos e melhoria na qualidade da internet no Município

A proposta é um antigo sonho do Luziense e já poderia ter sido implantada já no primeiro ano do Governo Xavier, e não foi! O cabeamento e a central de fibra ótica já existe e segundo apuramos, há empresas de grande porte da capital interessadas em explorar o serviço na cidade. Basta apenas vontade política. A promessa também foi apresentada no plano de governo do candidato nas eleições de 2016 e 2018. A tentativa do Governo Christiano de implantar o serviço foi tema de uma CPI em 2019

Promover Reforma administrativa

Uma das primeiras ações divulgadas pelo Prefeito quando assumiu para o mandato tampão em 2018 foi a de uma ampla reforma. Fechou a prefeitura para balanço e até hoje esta reforma não ocorreu. 

Christiano promoveu cortes de vencimentos de alguns servidores e demitiu grande parte de vigias e seguranças. A consequência foi uma séries de furtos em prédios públicos. A Reforma foi restrita a servidores que ganhavam até 2 salários mínimos, o que impactou pouco nas folhas da Prefeitura. 

Levar à Frente a Polêmica PPP da Iluminação Pública

Mesmo diante da apresentação de dezenas de irregularidades no Contrato com a Houer através de uma CPI e a confecção de denúncias pelo Ministério Público, o candidato propõe "conceder à iniciativa privada o serviço de iluminação Pública". PPP da iluminação pública foi rejeitada na câmara e em seguida arquivado pela prefeitura. A Iluminação Pública e a enorme taxa que é cobrada pela Prefeitura é tema de reclamações no site Reclame aqui



Expandir a Rede de Coleta e Tratamento de Esgoto

Esta não é uma proposta de Governo, já é realidade! Por imposição do Ministério Público foi assinado novo contrato com a Copasa e a exigência é que a empresa faça o que não conseguiu fazer nos 30 anos anteriores. Contrato entre a empresa a a Prefeitura é por mais 30 anos e gira em torno de R$ 500 milhões. Além de não cobrar pelo serviço não feito, a gestão Xavier ainda renovou por mais 30 anos mesmo havendo uma CPI que detectou irregularidades na prestação do serviço. 

Realizar Leilão de Veículos apreendidos e Sucatas do antigo prédio da prefeitura

É uma boa proposta e foi sugerida por Roseli em 2016. 

PLANEJAMENTO URBANO E HABITAÇÃO

Um dos destaques do Plano de Governo de Christiano na área, é a implementação do programa de regularização fundiária, reativando a coordenadoria de habitação, para estudos de viabilidade de 104 pares com ocupação irregulares e entrega de titularidade de imóveis. O grande problema do Projeto é que o próprio prefeito já se mostrou inflexível em relação às ocupações e seu governo tem sido marcado por ignorar o problema. Outro ponto é a concessão recordes de habite-se a grandes empreendimentos comerciais e a pequena contra partida destes. A situação tornou-se tão grave, que foi preciso intervenção do Ministério Público para que houvesse uma possibilidade de solução. Santa Luzia tornou-se nos últimos anos área de especulação imobiliária e os poucos serviços que são destinados ao Luziense terão de ser divididos com esta nova população. Como se não bastasse ainda houve reajuste do IPTU.

Para piorar, uma das propostas do Governo Christiano, visa incentivar a especulação imobiliária através da "desburocratização dos processos administrativos necessários a abertura de novos empreendimentos na cidade". 


TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA

Talvez a parte do Plano de Governo de Christiano Xavier mais fantasioso até aqui. Além de ignorar durante toda a sua gestão o transporte público municipal, dizer que catracas duplas nos coletivos municipais eram uma sugestão sua, Afirmar em entrevista que o transporte coletivo é excelente e fazer publicidade gratuita usando equipamento público para a Rodap, O prefeito ainda propõe projetos que obviamente não vão cumprir tais como:

- Ampliar linhas de transporte público

Como não foi especificado as linhas municipais, deu-se a impressão de que o prefeito poderia intervir nas linhas intermunicipais (um pesadelo do Luziense). Só que não pode. Qualquer ampliação depende de ordem do estado e Christiano tem promovido uma queda de braço com o Governador. 

- Construção de terminal na sede

Difícil virar realidade, afinal, o projeto não consta na previsão de Gastos para o próximo ano. Um terminal demora ao menos quatro anos para sair do papel. 

Implantação de semáforos com temporizadores

Mais uma promessa de campanha que não será cumprida. Se o candidato fosse mesmo fazer isto, já o teria feito. A grande maioria dos sinaleiros de santa luzia já passou da hora de terem trocados há muito, muito tempo e mesmo diante de uma enxurrada de reclamações, não foram! Porque seriam agora após uma enorme crise?

Aquisição de equipamentos para revitalização de sinalização viária do município

A aquisição feita durante seu governo trouxe na maioria das vezes dor de cabeça aos munícipes. Além do serviço porco realizado pela Secretaria de trânsito (sinalização Horizontal que parece ter sido realizado por uma criança de 10 anos e vertical que causou mais problemas do que soluções), o único projeto digno de elogio foi a implementação de mão única na Avenida Alvorada no Bairro São benedito. As demais modificações além de causar confusão, obrigaram motoristas a percorrer longas distâncias para fazer uma conversão simples. Usuários denunciam que algumas destas modificações serviram apenas para multar motoristas. 

Criação de Ciclovias e Pistas de Corrida Caminhada

Mesma promessa das campanhas de 2016 e 2018 que jamais saíram do papel. Sequer foram mencionadas por sua gestão.

Conclusão do Viaduto Geraldo Magela

Não é projeto de Governo, mas uma imposição do Ministério Público

SAÚDE

Na saúde o plano de Governo de Christiano é um Show de repetição das promessas que não foram cumpridas.

O prefeito promete a CONSTRUÇÃO de uma Maternidade com capacidade para 300 partos/Mês. A promessa jamais vai sair do papel e é um tapa na cara do Luziense. Primeiro devido ao fato da reabertura VIRTUAL do Hospital São João de Deus. Se a unidade é dotada de maternidade, só um Luziense muito ingênuo para acreditar que a irmandade permitiria a gestão construir uma nova unidade com o hospital, o Madalena e o PA funcionando (mesmo que parcialmente). 

Outra promessa que não vai sair do Papel é a criação do Centro de Imagem e diagnóstico e a construção do centro de Hemodiálise municipal. Dá-se a impressão que o candidato pegou as promessas que divulgou do Hospital são joão de Deus e as colocou em uma LUPA para que fossem virtualmente ampliadas.

Rede de atenção especializada

Após ignorar a atenção aos idosos por mais de dois anos, Christiano promete a criação de um centro de referência e a construção de um CAPS destinado a recuperação de pessoas viciadas em drogas legalizadas e ilegais. 

As demais promessas na área da saúde não merecem nem destaque. São meras propagandas de campanha. Porém há algo que é possível fazer e que pode ocorrer: A construção de um novo centro de Zoonoses. 

Em relação ao cuidado com animais, sua gestão tem sido bastante pró- ativa. Neste ponto, acredito que todas as promessas podem sair do papel. 


ARTIGO EM ATUALIZAÇÃO: