Casos confirmados de Covid-19 "em acompanhamento" registrados pela Secretaria Municipal de Saúde e divulgados pelo site da Prefeitura, apontavam uma estabilidade durante mais da metade do mês passado. Isto até o dia 26 de agosto. Como que por mágica, 322 casos registrados no dia 25 de agosto e se transformaram em 137 no dia 26. Dai em diante sofreu um pequeno aumento e tem estabilizado nos últimos dias. 

Outro dado muito estranho é a queda brusca no número de casos confirmados. Da Segunda-feira (31) para a Terça-feira (01) foram registrados apenas 8 casos confirmados de Covid-19 na cidade. Nas últimas 24 horas foram registrados apenas 5 casos. 

Enquanto os casos confirmados e em acompanhamento saltam e somem, o número de mortes continua em ascensão. Do dia 20 de Agosto até esta quarta-feira foram registradas 12 mortes em 12 dias. Uma Média de uma morte por dia. 

Com números tão altos, Santa Luzia permanece em alta no Ranking de cidade mais letal pela Covid-19 no Estado de Minas Gerais. Hoje então, este índice foi lá nas alturas, afinal foram registrados apenas 5 casos confirmados com 1 morte. Se tomássemos estes dados como base, Santa Luzia seria a cidade mais letal do mundo para a Covid-19. A Cada cinco contaminados, uma vítima fatal.

Enquanto isto, o comércio permanece em flexibilização, vários comerciantes já abandonaram as medidas de segurança e distanciamento e todos os dias há flagrantes de aglomerações na cidade. 

Com vedada censura na divulgação dos dados oficiais e falta de fiscalização, além da desobediência civil do luziense, a cidade caminha a passos largos para afundar-se na pandemia até a disponibilidade de uma vacina.