Uma Live ocorrida na noite desta Terça-feira 01, anunciou o lançamento da pré campanha coletiva de Suzane Duarte, Grace Alves e Marilene Rodrigues à Câmara Municipal Luziense. 

Mesmo diante da liberdade de se escolher seu candidato de forma democrática, a atuação coletiva tem sido limitada. Isto coloca o cidadão comum, aquele com boas idéias, às margens dos processos de tomadas de decisões e reduz a representatividade. Hoje, se elege, aquele que tem a capacidade de montar chapas fortes, com apoiadores, muitas vezes com interesses escusos. O mandato coletivo vem no intuito de tentar quebrar este circulo vicioso. 

A ideia é aproximar a população, através de uma intervenção direta na tomada de decisões junto ao poder público. Nesse modelo, o político se compromete a dividir o gabinete e mandato com uma rede de pessoas voluntárias, compartilhando sua gestão e votando de acordo com as deliberações desse time. Dessa forma, o representante abre espaço para ações e posicionamentos mais plurais, que tendem a neutralizar interesses particulares.

Grace é Servidora pública; Marilene é dançarina, capoeirista, ativista e militante; Suzane é vereadora, educadora e ativista social. O Objetivo, segundo Suzane, é "levar esta experiência para a juventude, para a periferia, para as mulheres". O mandato coletivo representa na ótica destas três mulheres, um chamado para algo novo, algo diferente no campo da Democracia de Santa Luzia.

A gente não quer mais um corpo só. Esta é uma forma nova de fazer política com vários corpos. A ideia é compartilhar poder, mostrar que há outras formas de exercer a democracia.
 

As três se inspiram em iniciativas que deram certo nos Estados de Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Em BH um mandato coletivo de quatro mulheres, transformou-se em  dois mandatos de Deputado estadual e Federal posteriormente. Áurea Carolina do PSOL hoje é pré candidata a Prefeita de Belo Horizonte.