O Cenário político de santa luzia deverá mudar pouco no pleito que se aproxima. Nomes tradicionais devem formar grupos com antigos cabos eleitorais que circundam a política local há décadas, o que deve manter a velha política no poder por mais quatro anos.

Para quem acha que haverá mudanças após as eleições municipais deste fim de ano, terá uma triste surpresa. Seja qual for a chapa vencedora, ela será degrau de sustentação da velha política luziense. Praticamente todas as coligações contam com nomes podres do cenário eleitoral, políticos ligados a casos de corrupção como na Máfia do Lixo, Já foram ou são objeto de investigação no Ministério Público e tem ou teve nome "sujo" junto à Justiça Eleitoral. É a velha política tentando sobreviver diante de um quadro de rejeição.

Em 2017/18, o ex Prefeito Dr Gilberto filiou-se ao PSD de Christiano Xavier e chegou a anunciar pré candidatura a Deputado. Em Entrevista à imprensa local, revelou que contava com apoio do atual prefeito e que apoiaria a campanha do partido à Prefeitura. O caso foi abafado internamente e a candidatura barrada, porém o apoio e a influência do ex prefeito continuou forte no governo. 

Vários integrantes do atual Governo e que faziam parte da equipe de Gilberto, vieram de acordos políticos. Aldair, homem de confiança de Christiano, que foi nomeado como secretário de Finanças (para tomar conta do dinheiro da prefeitura) atuou com Gilberto e foi afastado da gestão pelo Ministério Público após indícios de irregularidades. Nádia Duarte, Secretária de Saúde também atuou no Governo Gilberto. Durante sua gestão, várias crianças morreram por suposta negligência no PA infantil (Casos são investigados pela Polícia) e um falso médico atuou no PA São benedito. A secretária chegou a afirmar que a cidade não precisa de testes rápidos contra a Covid-19  e que médicos que atuam nas unidades de saúde não passam por análise de curriculum (basta se candidatar e atuar). O Tutor do Hospital São João de Deus, o Médico Paulo de Tarso, também atuou na Gestão Gilberto como secretário de Saúde. O ex secretário chegou a ser denunciado pela irmandade por romper contrato com a unidade de saúde. Diretor do PA São benedito também atuou na gestão Gilberto como vereador e faz parte da base de apoio do ex prefeito à campanha de reeleição. 

O presidente do PSL Luziense, Rouxinho de Teco, foi o responsável pelo anúncio de lançamento da campanha de Gilberto a deputado. Rouxinho foi secretário no Governo Christiano xavier. No início desta tarde o partido realizou sua convenção onde apresentou seus candidatos a eleição de Novembro. Foi anunciado ainda aliança com o Patriotas. Ontem quem realizou convenção foi o Solidariedade que deve lançar a candidatura da ex Petista e eterna candidata a prefeitura, Cristina Corrêa.