O período eleitoral tem operado milagres em Santa Luzia. Após 18 meses de omissão, ações protocoladas por Vereadores junto ao Ministério Público e o risco de problemas na aprovação do eleitor, o Prefeito Christiano xavier, finalmente resolveu acionar a empresa na justiça. Uma ação Civil pública com tutela de urgência foi protocolada este fim de semana em face da Companhia de saneamento de Minas Gerais - Copasa. 


O executivo denuncia a empresa de saneamento por danos morais coletivos e pede indenização no valor de R$ 500.000,00. A Prefeitura pede a regularização imediata do serviço. 

Omissão que já dura um ano e meio

O enorme calor deste fim de ano, evidenciou a falta de compromisso dos gestores públicos com os contratos firmados pela prefeitura de Santa Luzia.

No Dia 7 de agosto de 2018, foi aberta uma CPI, que visava investigar a má prestação do serviço de saneamento Básico pela COPASA em Santa Luzia. No documento de mais de 1.500 páginas, foram detectadas inúmeras irregularidades e o descumprimento do contrato firmado com a prefeitura, pela empresa. 



O relatório foi entregue ao Ministério Público no dia 03 de fevereiro de 2019. Mesmo diante das irregularidades apontadas, o Prefeito Christiano Xavier, assinou dias depois, um novo contrato por mais 30 anos com a COPASA. O contrato foi de R$ 600.000.000,00.



Após a assinatura deste novo contrato, registros de medição foram trocados por toda a cidade e a conta do munícipe subiu às alturas. Houve Luziense reclamando que o valor da conta, foi multiplicado por 30. 
 
Apesar das milhares de críticas, o prefeito Christiano, jamais se manifestou sobre o tema.

Para comemorar a assinatura do contrato, a prefeitura encomendou um vídeo, destacando o feito e exaltando o fato da gestão, não ter exigido da empresa o que ela deve ao município.